Fapespa lança novo edital do PPSUS para fomentar pesquisas em saúde no Pará
Chamada pública, em parceria com a Sespa, financiará projetos voltados às necessidades do SUS e à formação de pesquisadores no estado
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) lança, no próximo dia 8 de maio, o edital Nº 006/2025 do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). A cerimônia ocorrerá às 14h, no Centro de Ensino e Treinamento em Saúde da Santa Casa do Pará, em Belém, e é aberta a pesquisadores, gestores, profissionais da saúde e demais interessados.
Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/MS) e o CNPq, o programa tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que proponham soluções para os principais desafios da saúde pública no estado.
Incentivo à ciência com impacto direto no SUS
Voltado para pesquisadores doutores com vínculo efetivo em instituições científicas ou de ensino superior sem fins lucrativos, o edital prioriza propostas que dialoguem diretamente com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará. A seleção será baseada em critérios técnicos, relevância social e viabilidade de aplicação dos resultados na rede pública de saúde.
A chamada pública é resultado de uma construção coletiva, que envolveu gestores, profissionais do SUS, representantes da sociedade civil e a comunidade científica, a partir do levantamento de demandas de saúde mais urgentes no estado. O objetivo é que os projetos aprovados resultem em produtos, processos ou soluções inovadoras com potencial de implementação na atenção básica, especializada ou hospitalar do SUS.
Formação qualificada e fortalecimento da política estadual de saúde
Além do fomento à pesquisa, o PPSUS também prevê a concessão de bolsas de Pós-Doutorado Júnior para os projetos aprovados, contribuindo para a formação de recursos humanos altamente qualificados em áreas estratégicas da saúde.
A diretora científica da Fapespa, Carina Silva, reforça o papel estratégico do programa. “O PPSUS possibilita a aproximação entre os sistemas estaduais de saúde, ciência e tecnologia e a comunidade científica. Essa articulação fortalece a política estadual de saúde e contribui para a formação de profissionais capacitados para atuar nas áreas mais prioritárias do estado”, destaca.
Para participar do evento de lançamento do programa, basta realizar a inscrição através do link:.
Serviço:
Data: 08/05/2025
Horário: 14:00h
Local: CETS Santa Casa do Pará
Endereço: Avenida Generalíssimo Deodoro nº 177, entre Oliveira Belo e Rua Bernal do Couto, Belém-PA.
Texto: Alice Montenegro, estagiária, sob supervisão de Manuela Oliveira.