Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E ECONOMIA
English Version

Pará se firma como potência do turismo cultural e de experiências autênticas

Obras de infraestrutura, cursos de capacitação e promoção cultural transformam o Estado em referência de turismo cultural, sustentável e seguro

Por Giovanna Abreu (SECOM)
02/05/2025 10h03

O Pará já está consolidado entre os destinos turísticos mais atrativos do Brasil. Essa conquista é fruto de investimentos estratégicos feitos pelo governo do Estado nas áreas de infraestrutura, capacitação profissional, mobilidade e promoção da cultura e gastronomia.

“Os investimentos representam mais do que obras e eventos. São ações estruturantes, que consolidam o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável e descentralizado”, destaca Eduardo Costa, secretário de Estado de Turismo. Ele acrescenta que, “de 2019 a 2024, mais de 2.300 profissionais foram capacitados em 21 municípios, superando a meta prevista no Plano Plurianual”.

Cursos sobre técnicas de hospitalidade, condução em trilhas, observação de aves e atendimento ao turista qualificam mão de obra e preparam o Estado para receber visitantes com padrão de excelência.

Infraestrutura - Outra frente importante de investimentos é a modernização da infraestrutura turística, por meio de 32 Termos de Cooperação firmados entre a Setur (Secretaria de Estado de Turismo) e municípios, garantindo obras em orlas, sinalização e centros culturais. A entrega do Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, no oeste do Pará, e a regionalização do turismo em 14 regiões fortalecem a interiorização das políticas públicas.

Muitos desses espaços ficam à beira de rios, o que leva o Governo a investir também na urbanização desses locais. Desde 2019, foram entregues 22 orlas reestruturadas e equipadas, e 13 estão em construção ou sendo aperfeiçoadas.

“Desde 2019, o governo do Estado vem investindo na entrega de obras que garantem o crescimento da infraestrutura turística e econômica dos municípios paraenses. Muitos desses espaços estão à beira dos nossos rios, incentivando a prática de atividades esportivas, de lazer e cultura, melhorando a qualidade de vida da população, além de gerar mais emprego e renda”, destaca o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Na área de mobilidade, os investimentos da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH) na modernização dos terminais hidroviários garantem conforto e segurança para moradores e turistas — especialmente no turismo fluvial, estratégico no Pará. Nos últimos seis anos, o Governo do Pará, através da CPH, entregou 28 terminais hidroviários em diversas regiões do Estado, e oito estão em construção. 

Calendário – A realização de grandes eventos esportivos e culturais reforçam o calendário turístico do Pará. O Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Novo Mangueirão, e a Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, sob a gestão da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), já receberam mais de 100 eventos desde 2023.

O Projeto “Mangueirão Palco de Eventos” atraiu milhares de pessoas em atividades com entrada gratuita, como o Pararraiá e o show do DJ Alok, reunindo mais de 200 mil pessoas. “Estamos posicionando o Estado como polo de turismo esportivo e cultural”, afirma o titular da Seel, Cássio Andrade.

Identidade cultural - A gastronomia paraense, reconhecida pela autenticidade de seus ingredientes, tem um papel essencial no crescimento do setor turístico. Restaurantes oferecem experiências que unem sabor, cultura e identidade. “A gastronomia é o principal veículo que atrai turistas. Mostramos, com orgulho, a força da culinária do nosso Estado”, afirma o chef Rafael Barros de Souza, dono de um restaurante em Belém.

Com a participação em feiras internacionais, como a Fitur (Feira Internacional de Turismo), na Espanha; ITB Berlim, na Alemanha, e WTM Latin America, em São Paulo (SP), o Pará amplia sua visibilidade como destino turístico sustentável, diverso e de qualidade, pronto para receber visitantes de todos os continentes.

O chef Rafael destaca que, mais do que números e obras, o turismo no Pará é feito de experiências que despertam sentimentos de orgulho e pertencimento. “Nosso maior propósito é mostrar a força da culinária paraense, e fazer com que cada visitante leve um pedaço do Pará no coração”, completa o profissional da gastronomia.