Usina da Paz completa 3 anos de transformações no bairro do Bengui
Complexo de cidadania tem mais de 1 milhão de atendimentos e redução histórica nos índices de criminalidade
“Revolução!” Essa foi a palavra escolhida pela dona de casa Teresa de Jesus Ferreira, moradora há 45 anos do bairro do Bengui, em Belém, para definir a importância da Usina da Paz Padre Bruno Sechi. O complexo de cidadania estadual completa três anos de fundação neste domingo (4), consolidado como referência em atendimento e geração de oportunidades para os moradores do bairro e de comunidades vizinhas.
“A Usina da Paz me possibilitou aprender muitas coisas novas, que eu não sabia antes. É um espaço importante, que revolucionou muitas vidas aqui no bairro, como a minha e a da minha família, pois aqui fazemos cursos, conseguimos consultas e também temos acesso à emissão de documentos”, contou Teresa.
Inaugurada em 4 de maio de 2022, a UsiPaz Padre Bruno Sechi, foi a quarta unidade entregue pelo Governo do Estado do Pará e a segunda localizada na capital. A estrutura é moderna e ampla, com ginásio poliesportivo, campo de futebol com gramado, piscina, quadra de areia, salas de audiovisual e inclusão digital. Há ainda espaços equipados para atendimentos de saúde, emissão de documentos, consultoria jurídica, capacitação técnica e profissionalizante, além de salas para dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização, biblioteca e um espaço multiuso para eventos.
Com mais de 70 serviços ofertados gratuitamente, a unidade ultrapassou 1,1 milhão de atendimentos desde sua inauguração, abrangendo áreas como saúde, educação, esporte, lazer, cultura e qualificação profissional.
Local de aprendizado
A moradora Cássia Moraes relata que, por meio dos cursos oferecidos pela UsiPaz, conseguiu realizar o sonho de empreender com a venda de seus artesanatos, ampliando a renda familiar.
“Na Usina eu consegui fazer amizades e realizar o meu desejo de entrar em um grupo de mulheres empreendedoras, onde hoje eu posso trabalhar com artesanato e participar de feiras para vender meus produtos”, explicou Cássia.
O estudante e atleta Felipe Oliveira, da turma de voleibol, destacou a importância da Usina para a juventude local. “Aqui eu aprendi a jogar vôlei e estou me aperfeiçoando. A Usina garantiu muitos aprendizados, não só pra mim, mas para muitos jovens aqui do bairro”, disse.
Para a dona de casa Márcia Freitas, o complexo proporcionou oportunidades inéditas aos moradores. “A Usina trouxe vários benefícios que antes nós, moradores, não tínhamos acesso. Antes, o bairro não tinha um local como esse para as crianças e jovens brincarem ou praticarem outras atividades, e a Usina da Paz nos trouxe isso. É um local que envolve toda a comunidade, independentemente da idade”, afirmou.
Segurança Pública
No campo da segurança pública, a Usina da Paz também tem se mostrado eficaz na redução dos índices de criminalidade no bairro do Bengui desde sua implantação.
Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apontam que, no primeiro trimestre deste ano, o bairro registrou uma redução de 100% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), além de uma queda de 23,5% nos casos de roubo, em comparação ao mesmo período de 2024.
Ao longo de 2024, o índice de CVLI caiu 90,47%, enquanto os registros de roubo tiveram redução de 74,56%.
Para a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, os dados comprovam a eficiência das Usinas da Paz no enfrentamento à criminalidade. “Este é um momento de celebrar os três anos da Usina da Paz aqui no bairro do Bengui, um projeto que comprova que políticas públicas bem estruturadas podem transformar realidades, garantindo dignidade, oportunidades e esperança para as pessoas.”
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reforçou o impacto positivo do programa Territórios pela Paz (TerPaz), do qual as Usinas da Paz fazem parte. Segundo ele, a criminalidade foi significativamente reduzida nos bairros onde o projeto foi implantado.
“A exemplo do bairro do Bengui, onde chegamos a ter mais de 40 homicídios em 2018. Após todas as ações desenvolvidas, conseguimos fechar um ano, já nesta gestão, com zero homicídios. Seguimos fortalecendo as ações para reduzir, cada vez mais, as práticas criminosas no bairro e garantir a paz social aos moradores. Sempre reforçamos que, se de um lado a segurança pública não se faz sem polícia, também não se faz apenas com polícia. É preciso política pública, serviços e presença do Estado. Assim conseguimos mudar vidas e garantir a paz social”, afirmou o titular da Segup.
Ele também destacou os investimentos feitos na área nos últimos anos. “Paralelamente ao projeto Usina da Paz e ao TerPaz, tivemos investimentos na capacitação dos nossos servidores e na aquisição de equipamentos, para que possam prestar um serviço cada vez melhor, mais próximo da população e mais eficaz no atendimento às demandas”, concluiu.