Fundação Carlos Gomes promove recitais gratuitos no mês de maio
Os recitais de violão, piano e canto contam com a participação de professores do Instituto Estadual Carlos Gomes. Todas as apresentações têm entrada franca
Por meio do projeto Música nos Museus, a série de apresentações gratuitas em espaços de Belém, realizadas pela Fundação Carlos Gomes, está de volta. Neste mês de maio, o projeto vai promover três recitais especiais. A primeira apresentação será um Duo de Violão, realizada na quinta-feira (8), às 16h, no Auditório da Justiça federal, com entrada gratuita.

A apresentação com o duo de violonistas terá a participação do professor de violão do Instituto Estadual Carlos Gomes Maurício Gomes, com o convidado José Cláudio. Os músicos vão interpretar obras de Francisco Mignone, Pixinguinha, Heitor Villa-Lobos, entre outros compositores. A apresentação será no novo espaço parceiro do projeto, o Auditório da Justiça Federal (Rua Domingos Marreiros, 598, Umarizal).
Na semana seguinte será a vez do concerto do pianista e professor do IECG, Daniel Vieira. O músico vai apresentar um recital solo, na Igreja de Santo Alexandre, às 19h. De acordo com Daniel, o repertório prestigiará obras de Fructuoso Vianna (1896 - 1976), compositor mineiro. "O tema desta apresentação será 'Miniaturas para piano de Fructuoso Vianna – Dansas, Variações e Toadas', e vai mostrar a segurança musical de seu estilo, e como se trata de obra antropográfica, rica em manipulação das sonoridades e com elaborado pianismo", destaca Vieira.

Encerrando o cronograma de apresentações do mês, o professor Daniel toca novamente no Música nos Museus, desta vez, com o "Duo Norte-Sur" formado pelo pianista e pelo tenor Tiago Costa, no dia 20 de maio, também às 19h, na Igreja de Santo Alexandre. Durante o concerto, o duo vai receber o técnico em música e barítono Ytanaã Figueiredo.
Para esse concerto, o professor Daniel adiante: "Um dos nossos objetivos é oferecer concertos com canções latinas e brasileiras. Para o dia 20, vamos expandir esse panorama e entregar ao público um programa que denote e valorize o 'Bel Canto', ou seja, o 'belo canto' (em italiano), diz o músico, que vai interpretar árias da Ópera Elixir de Amor, de Gaetano Donizetti, além de canções de Franz Liszt, Alberto Nepomuceno e Cláudio Santoro", explica o pianista.

Segundo Emmanuel Penna, coordenador dos grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes e do projeto, "o Música nos Museus procura proporcionar ao público apresentações musicais gratuitas em museus e espaços culturais da capital paraense, garantindo ao público o acesso à cultura, além de mostrar o trabalho que os professores e alunos desenvolvem ao longo do ano nos cursos do IECG", afirma o gestor.
O projeto, conforme o coordenador, aumentou o número de apresentações neste ano. “Conseguimos, por meio de novas parcerias, programar mais recitais para 2025. As parcerias com os espaços possibilitam que o público conheça a performance musical de diferentes formações para música de câmera, levando a música além dos portões do IECG”, pontua Penna.

Promovido pelo Governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes, o Música nos Museus é realizado em parceria com o Sistema Integrado de Museus e Memorais do Estado (SIMM), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Prefeitura de Belém e realiza diferentes recitais com professores e alunos que integram os grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes e projetos de extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes.
Programação de maio
08/05/2025 - 16h
Duo de Violões
Maurício Gomes e José Cláudio
Auditório da Justiça Federal
13/05/2025 – 19h
Daniel Veira (piano)
Igreja de Santo Alexandre
20/05/2025 – 19h
Duo Norte- Sur
Daniel Veira (piano) e Tiago Costa (tenor)
Convidado: Ytanaã Figueiredo (barítono)
Igreja de Santo Alexandre