Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE
English Version

ParáPaz promove capacitação para mães na UsiPaz do Icuí-Guajará, em Ananindeua

Mulheres participam de cursos gratuitos na UsiPaz, aprendendo a produzir biojoias, confeitar cupcakes e realizar cortes de cabelo, ampliando suas oportunidades de renda

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
07/05/2025 15h51

Nesta Semana das Mães, a Fundação ParáPaz realiza uma programação especial na UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro, no Icuí-Guajará, em Ananindeua, oferecendo cursos gratuitos voltados para o empreendedorismo e a geração de renda. Uma oportunidade para que as participantes adquiram novos conhecimentos e transformem suas vidas, tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

Um deles é o curso de biojoias, que ensina as alunas a transformar materiais naturais em peças artesanais prontas para serem comercializadas. Realizado em parceria com o Senar, o curso tem 40 horas de duração e conta com 20 alunas. É um incentivo à sustentabilidade, mostrando que recursos da natureza podem ser utilizados de maneira consciente e gerando renda. 

Outra iniciativa é o curso de corte de cabelo feminino, realizado em parceria com o Studio Lene Munhoz. Em dois dias de treinamento, 20 alunas aprendem técnicas práticas que permitem atuar na área da beleza, seja como empreendedoras ou profissionais em salões. O encerramento, marcado para a quinta-feira (08), será um momento de celebração, com a entrega dos certificados e a oferta de serviços gratuitos para as mães, reforçando o compromisso da valorização feminina. 

A programação continua com a oficina de cupcakes, uma oportunidade de aprendizado na área da gastronomia. Com 30 participantes, a oficina é uma introdução ao universo da confeitaria, mostrando que, com conhecimento e dedicação, é possível transformar a cozinha em uma fonte de renda. 

“Realizamos esta semana em homenagem às mães pois sabemos o quão importante é dar oportunidades a essas mulheres aguerridas de não somente serem homenageadas, mas também de terem a oportunidade de mudança de história através do aprendizado”, comentou Guilherme Silva, coordenador da ParáPaz na UsiPaz do Icuí-Guajará. 

Para Elke Lima, de 49 anos, o curso representa mais do que uma nova habilidade. Mesmo com o marido já atuando na produção de biojoias, ela decidiu se inscrever para aumentar a renda da família e, ao mesmo tempo, como uma forma de terapia.

“Aqui estamos tendo grandes oportunidades de aprendizado. A biojoia está em alta e, apesar do meu esposo já trabalhar nessa área, resolvi me inscrever. É minha primeira experiência com o material e aprendemos não só pra ganhar dinheiro, como também como forma de terapia. Aprendemos novas técnicas porque o produto precisa ser bem produzido”, destacou Elke.