Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO
English Version

Famílias de Mosqueiro atingidas por vendaval recebem auxílio habitacional do Governo do Pará

Ação emergencial garante benefício do programa "Sua Casa" a mais de 40 famílias 48 horas após o desastre

Por Kátia Aguiar (COHAB)
07/05/2025 19h29

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Estado (Cohab), entregou nesta quarta-feira (7) o benefício habitacional “Sua Casa” a mais de 40 famílias atingidas por um vendaval ocorrido no último domingo (4), no distrito de Mosqueiro, em Belém. A ação foi realizada 48 horas após o desastre, garantindo apoio imediato às pessoas que ficaram desabrigadas.

A cerimônia contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, que visitou as casas atingidas, conversou com os moradores e anunciou uma força-tarefa de reconstrução e apoio humanitário, articulada entre os governos federal, estadual e municipal.

“Vim de Brasília com técnicos da Defesa Civil Nacional para reforçar essa força-tarefa de reconstrução. Temos aqui o time da Cohab, representando o governador Helder Barbalho e a vice Hana, além do vice-prefeito Cássio representando o prefeito de Belém Igor Normando. O mais importante é que ninguém se feriu. Agora, nossa missão é garantir conforto e segurança a essas famílias com o aluguel social e o benefício habitacional, para que as obras possam começar e as perdas sejam reparadas”, afirmou o ministro Jader Filho.

Resposta rápida e apoio direto às famílias

O programa Sua Casa consiste na entrega de cheques para compra de material de construção e auxílio para pagamento da mão de obra, permitindo a reconstrução de residências com autonomia e dignidade. O valor pode chegar até R$ 21 mil por família.

“Estamos aqui com o ministro Jader Filho trazendo o apoio do Governo do Estado a essas famílias. O governador Helder e a nossa vice-governadora uniram esforços para garantir que essas pessoas possam voltar a morar bem o quanto antes”, destacou o diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro.

O vendaval provocou diversos estragos em Mosqueiro, como destelhamento de casas, queda de árvores e postes de energia elétrica, afetando diretamente dezenas de famílias.

Famílias agradecem apoio emergencial

A dona de casa Maria do Socorro Moraes teve o telhado da residência completamente arrancado pela ventania. Agora, com o cheque em mãos, ela planeja reconstruir sua casa e o banheiro:

“Vou ajeitar tudo direitinho com esse cheque que estou recebendo. Sou muito grata ao Governo do Estado e à nossa vice-governadora, que fez questão de vir pessoalmente entregar o benefício”, contou.

Também dona de casa, Rosemary Rayol relembrou o momento difícil e expressou alívio com o apoio recebido. “Foi muito triste ver nossa casa toda destelhada e rachada. Meu marido ganha menos de um salário mínimo, a gente não tinha como reconstruir. Mas agora, com esse cheque, sei que vamos conseguir. Somos muito gratos pela ajuda.”

Ação integrada com o município

A Prefeitura de Belém também participou da ação, representada pelo vice-prefeito Cássio Andrade, além de equipes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), Defesa Civil Municipal e o subprefeito de Mosqueiro, Renato Brandão.