Governo do Pará entrega mais uma rua com asfalto e anuncia novas obras no bairro Parque Verde, em Belém
No total, 11 vias do bairro receberão os serviços de infraestrutura e mobilidade urbana, em mais um legado da realização da COP30, que acontece em novembro, na capital paraense

O Governo do Pará entregou, na tarde desta quarta-feira (7), mais uma rua asfaltada e anunciou novos investimentos em obras de pavimentação no Parque Verde, em Belém. No total, 11 vias do bairro receberão os serviços de infraestrutura e mobilidade urbana, em mais um legado da realização da COP30, que acontece em novembro, na capital paraense.
"Hoje, nós estamos entregando algo que é muito importante para a comunidade. É melhoria de vida de cada família, cada morador que está com o asfalto novinho. Vocês sabem melhor do que ninguém o quanto é importante a gente ter uma rua asfaltada. Isso só vem valorizar mais ainda um bairro que é tão importante para Belém. Valoriza os imóveis, como muitas pessoas me disseram durante a caminhada pela rua asfaltada. Vamos continuar trabalhando para entregar outras ruas como a Travessa das Angélicas", enfatizou a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.

No Parque Verde, que será contemplado com mais de 3,3 quilômetros de asfalto novo, a Travessa das Angélicas recebeu pavimentação asfáltica, drenagem, terraplanagem, calçada, meio-fio e sinalização. Além dela, outras 4 vias já foram asfaltadas no bairro, resultado da parceria entre os governos federal, estadual e municipal.

"Esse empenho conjunto vem transformando a cidade de Belém. A gente trabalha todos os dias para oferecer mais dignidade às pessoas, essa é a nossa missão. Muitas vezes, os moradores compravam um eletrodoméstico e viam esse bem ser perdido pela água da chuva. Agora, a população vem recebendo mais saneamento com esses investimentos e isso é só o começo", destacou o prefeito de Belém, Igor Normando.
A mudança no dia a dia com o asfaltamento já foi sentida pela gastróloga Rose Santos. Moradora da Travessa das Angélicas, ela lembra dos problemas causados pela lama e comemora a possibilidade de andar pela via com tranquilidade, sem medo de acidentes.

"Quando chovia, era triste de viver. A gente não podia andar mais arrumado, que sujava. Aqui era ruim de ter acesso. Um carro de aplicativo, por exemplo, não conseguiu entrar. A gente está agradecido, pois foram muitos anos esperando por isso. Essa melhoria representa qualidade de vida", falou Rose Santos.
A diarista Ana Carvalho afirma que esperou 30 anos pelo asfalto na porta de casa. Ela agradeceu ao Governo do Estado pelo investimento na Travessa das Angélicas e nas outras vias do entorno que também estão recebendo pavimentação.

"Lembro que na porta da minha casa passavam as cobras e os sapos. A gente andava na lama e quando entrava em casa era direto para tomar banho. Eu já cai aqui. Quando o meu esposo foi ver, eu estava dentro do buraco. Agora posso ficar brincando na porta de casa com os meus netos e bisnetos. Muito obrigado, Helder e Hana, pelos serviços realizados aqui na nossa rua".
Das 11 vias que vão receber asfalto no Parque Verde, 5 já foram totalmente pavimentadas: Alameda Santa Vitória, Rua das Acácias, Rua das Margaridas, Rua Paracuri e a Travessa das Angélicas.

Novas obras - Outras 6 vias do Parque Verde vão receber serviços de pavimentação asfáltica através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop): Alameda da Paz, Passagem Astronauta II, Passagem dos Anjos, Rua Andreza, Rua Tayo Costa e Alameda Santa Brigida.
Morador da Passagem dos Anjos, o vigilante Mauro Pinheiro acredita que a chegada do asfalto vai proporcionar mais qualidade de vida. "Vai ser mais saneamento para a população. Esperamos por isso há muitos anos. O transtorno maior é com as chuvas do inverno, que trazem muito sofrimento, principalmente, para crianças, idosos e cadeirantes. Já estamos felizes em ver as máquinas e os trabalhadores. É um alívio, um sintoma de felicidade", destacou Mauro.
O investimento do “Asfalto COP30” por parte do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional, é de R$ 231.046.092,15. Ao todo, serão beneficiadas 326 vias, distribuídas por mais de 35 bairros e distritos de Belém, totalizando 102,14 quilômetros em obras.

"Os investimentos em obras de asfalto transformam o dia a dia das pessoas. A chegada da pavimentação asfáltica representa qualidade de vida para a população, que passa a ter mais dignidade com o fim da lama e da poeira. Assim como outros bairros, o Parque Verde seguirá com a atenção do Governo do Pará em serviços que proporcionem mais infraestrutura e mobilidade urbana", ressalta Ruy Cabral, secretário de Estado de Obras Públicas.