Atendimento itinerante do IGEPPS chega à Região de Integração do Guamá
Unidade móvel leva serviços previdenciários ao alcance de segurados que moram no interior do Estado

A unidade móvel do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (IGEPPS) estacionou em Santa Maria do Pará, a 130 km de Belém, para atendimento dos segurados que moram nos municípios da Região de Integração do Guamá.
A professora aposentada, Doraci Alencar, de 78 anos, não perdeu tempo. Foi uma das primeiras a chegar. "Eu acho uma iniciativa muito válida do Governo, de pensar no povo do interior. Se deslocar para Belém é muito difícil, principalmente para os idosos, pessoas com deficiência, como eu, que uso minha bengala. Maravilhosa essa iniciativa. Que continue."

A unidade móvel fica em Santa Maria até amanhã (9) e depois segue para São Domingos do Capim. "O atendimento é por ordem de chegada. Não tem burocracia. Os técnicos estão aptos para dar informações e consultar processos e com a mesma eficiência e segurança dos serviços prestados nas agências do IGEPPS", ressaltou Laura Machado Lobo, gerente do Setor de Suporte Administrativo do Instituto, que coordena o programa itinerante e planeja as rotas dos caminhões, seguindo um rigoroso controle para evitar interrupções operacionais.
As unidades móveis do órgão previdenciário já passaram por São Miguel do Guamá, onde reside a aposentada, Socorro Santos. "Fui muito bem atendida. Saí sem nenhuma dúvida." Outra moradora da cidade, Pedrina dos Santos, declarou: "Essa iniciativa aqui é grandiosa”.
Em 2024, as unidades móveis percorreram 78 municípios. Mais de 5 mil beneficiários foram atendidos. O serviço ocorre desde 2021 e foi implantado para fortalecer o plano de expansão do Instituto, criado para descentralizar os serviços previdenciários e facilitar o acesso dos segurados das cidades mais remotas à Previdência Social.

A abrangência dos atendimentos foi possível graças à otimização logística e à atuação em novas áreas. “Ainda este ano, o IGEPPS pretende ampliar a cobertura geográfica e o número de atendimentos nas áreas de difícil acesso no interior do Estado. Com isso, os segurados terão acesso aos serviços previdenciários na cidade onde moram sem precisar se deslocar para a capital. Também, vamos aumentar os investimentos em práticas sustentáveis para reduzir ainda mais a emissão de carbono, como contribuição para contribuir no enfrentamento à crise climática”, informou o presidente do IGEPSS, Washington Albuquerque.
Acompanhe o roteiro das unidades móveis nos canais de comunicação do IGEPPS.