Secretaria de Turismo (Setur) realiza Workshop do Cadastur em Ponta de Pedras no Marajó
Iniciativa quer ampliar o nº de estabelecimentos formalmente registrados na plataforma do Ministério do Turismo, e assegurar benefícios como qualificações

A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) promoveu, entre os dias 5 e 9 de maio, o Workshop do Cadastur no município de Ponta de Pedras, localizado no Arquipélago do Marajó. A ação objetivou capacitar os gestores municipais e sensibilizar os empreendedores locais sobre a importância do cadastro no sistema, ampliando a formalização do setor turístico na região.
O treinamento foi realizado entre os dias 5 e 7 de maio, na sala da Secretaria Municipal de Turismo, voltado para os gestores locais. Já nos dias 8 e 9, a equipe da Setur realizou visitas orientadoras e ações de sensibilização junto aos empreendimentos turísticos da cidade, auxiliando no processo de cadastro inicial e na renovação dos certificados do Cadastur.

A iniciativa visa ampliar o número de estabelecimentos formalmente registrados na plataforma do Ministério do Turismo, garantindo benefícios como maior visibilidade para os negócios, acesso a linhas de crédito com juros reduzidos junto a instituições financeiras e participação em programas de qualificação e promoção turística.
O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, destacou a importância da ação para o fortalecimento da atividade turística no município. “Estamos levando conhecimento técnico e incentivando a formalização do setor turístico em todas as regiões do estado. O Cadastur é uma ferramenta essencial para garantir que nossos empreendedores tenham acesso a políticas públicas, financiamento e apoio na divulgação de seus serviços. Em Ponta de Pedras, damos mais um passo rumo a um turismo organizado, qualificado e com geração de oportunidades para a população.”

Também foi falado sobre as oportunidades que a COP 30 traz para a região, e o quanto o setor produtivo precisa ter a regularização dos seus empreendimentos, assumindo um compromisso com o desenvolvimento do turismo sustentável e estruturado, além da valorização dos empreendimentos locais em todas as regiões do Pará.