Governo do Pará apresenta nova marca do turismo durante clássico Re-Pa no Mangueirão
Nova identidade visual do Visit Pará foi apresentada no Estádio Mangueirão, durante o clássico Re-Pa, e reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização cultural e o fortalecimento do turismo amazônico

Com o objetivo de fortalecer a promoção do Estado como destino turístico autêntico e vibrante, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), lançou neste domingo (11) a nova identidade visual do programa Visit Pará. A apresentação foi realizada durante o segundo jogo da final do Campeonato Paraense de Futebol, o clássico Re-Pa, entre Clube do Remo e Paysandu Sport Club, no Estádio do Mangueirão, em Belém.

A escolha do evento, um dos de maior visibilidade e expressão popular do Estado, reforça a estratégia do governo em associar a marca ao orgulho regional e à diversidade cultural do povo paraense.
Turismo como experiência viva
Com o conceito “Tem lugares que a gente visita. E tem lugares que fazem a gente se sentir vivo”, a nova marca do Visit Pará busca transmitir a intensidade da experiência turística no Estado. A proposta é valorizar os sons, sabores, ritmos e paisagens da Amazônia, promovendo o Pará como um destino capaz de emocionar, transformar e conectar visitantes do Brasil e do mundo.
A identidade visual foi desenvolvida para refletir a riqueza e diversidade da cultura paraense. A palavra “Pará” é formada por traços orgânicos e fluidos, inspirados nos rios amazônicos que conectam comunidades e expressam a ancestralidade presente nas águas do território. Elementos como o açaí, folhas da floresta, aves, peixes e grafismos marajoaras e indígenas compõem o símbolo, exaltando a arte e a herança cultural do Estado.
Valorização da cultura e da natureza
Para o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, o lançamento da nova identidade representa um marco na promoção do Pará. “Essa marca é mais do que um símbolo: é a alma do Pará traduzida em imagem. Representa a força da nossa cultura, a energia da nossa natureza e a emoção de viver a Amazônia em sua forma mais autêntica. Queremos que o mundo perceba que aqui o turismo é uma experiência viva”, destacou.
O estudante Pedro Arthur, que esteve presente no estádio para acompanhar a final do Parazão, elogiou a iniciativa. “Escolher o lançamento da nova identidade do Visit Pará para o dia da final do Parazão foi muito bom. Ainda mais com essa homenagem à Amazônia e ao clássico entre Remo e Paysandu, que é um evento que representa muito o Pará e pode atrair visitantes”, comentou.

A nova marca reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do turismo sustentável, inclusivo e culturalmente enraizado, posicionando o Pará como destino estratégico na Amazônia brasileira.