Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital de Oriximiná reforça Maio Amarelo de prevenções de acidentes de trânsito

Iniciativa contra acidentes nas estradas do oeste do Pará é uma das formas da unidade hospitalar do governo estadual contribuir para um trânsito mais seguro

Por Valéria Nascimento (SECOM)
12/05/2025 08h55

O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) tem registrado uma alta demanda de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, realidade que acende um importante alerta neste mês de maio, quando ocorre a campanha nacional Maio Amarelo. A iniciativa visa conscientizar a sociedade sobre os riscos da imprudência no trânsito e a necessidade de adotar atitudes mais seguras nas vias públicas.

Entre os casos recentes atendidos pela unidade está o do pescador José Aliuson da Silva de Oliveira, de 48 anos, morador de Alenquer. “Eu estava indo para uma reunião dos pescadores na comunidade Cuiepeua, quando outro motociclista me atingiu na estrada. Fraturei o braço e perdi dois dentes”, relatou a vítima.

Outro acidente grave envolveu Arildo Chaves de Souza, de 49 anos, de Porto Trombetas. “Saí de folga do trabalho e seguia para o município de Faro. Como havia chovido muito, a pista estava escorregadia. Caí em um buraco e fraturei a perna”, contou.

De acordo com o ortopedista Roque Sales, os acidentes de trânsito representam um grave problema de saúde pública, sobrecarregando os serviços de emergência e gerando consequências de longo prazo.

“Atendemos jovens com fraturas múltiplas, adultos com lesões medulares e idosos politraumatizados. Essas pessoas tornam-se estatísticas vivas da violência no trânsito”, alertou o médico.

Ainda segundo o médico Roque Sales, dados do Ministério da Saúde, via plataforma Datasus, apontam os acidentes de trânsito como uma das principais causas de internações no país. “Nosso hospital é referência em ortopedia e traumatologia e atende exclusivamente usuários do SUS. Temos trabalhado para garantir um tratamento rápido e eficiente às vítimas”, destacou.

Campanha Maio Amarelo
A campanha Maio Amarelo mobiliza profissionais de saúde, educadores e gestores públicos na promoção de ações preventivas. Para o médico Roque Sales, os profissionais da saúde têm um papel fundamental como agentes de conscientização. “Devemos incentivar o uso do cinto de segurança, o respeito aos limites de velocidade, a não condução sob efeito de álcool ou drogas e a proteção aos motociclistas e pedestres. Essas atitudes simples salvam vidas”, enfatizou.

Segundo ele, os acidentes mais frequentes — como colisões automobilísticas, quedas de moto, atropelamentos e capotamentos — resultam em fraturas expostas, traumas de coluna, amputações e lesões articulares graves, muitas vezes com sequelas físicas permanentes e sofrimento psicológico duradouro.

Sobre o hospital
Funcionando há sete meses, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus já atingiu a marca de aproximadamente 20.800 atendimentos. A unidade tem 26 leitos de enfermaria e UTI, além de 16 leitos para pronto atendimento, e oferece exames laboratoriais e de imagem. O Hospital atende em sete especialidades médicas: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, traumatologia e medicina intensiva.

A diretora-geral da unidade, Katyuscia Braga, destaca que o hospital está preparado para atender a população da região com agilidade e humanização. “Nosso foco é oferecer um atendimento de excelência, principalmente nos casos de trauma. A equipe atua de forma rápida e eficaz para garantir a recuperação dos pacientes”, afirmou.

Com o reforço das ações de conscientização do Maio Amarelo e a atuação especializada do HRMJ, espera-se reduzir os impactos da violência no trânsito na região Oeste do Pará.

Texto de Uéliton Martins