Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Alunos do IFPA conhecem instalações da Cosanpa em Santarém

A visita integra a programação do semestre letivo e procura aproximar os estudantes da realidade do saneamento no estado

Por Flávia Araújo (COSANPA)
12/05/2025 14h27

Carlos André tem 16 anos e, pela primeira vez, o estudante do curso técnico em Saneamento do IFPA (Instituto Federal do Pará), participou da visita à Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), em Santarém.

"Achei bem interessante. A equipe da Cosanpa explicou detalhadamente cada passo do processo de abastecimento. Entendi que a água é bombeada, passa pelos tratamentos corretos e depois vai para os testes para ser qualificada e só então é mandada para outros bairros", contou Carlos, atento aos processos que presenciou no Complexo Irurá, uma das principais unidades da Cosanpa em Santarém.

A atividade foi acompanhada pela professora Helen Andrade, engenheira sanitarista e responsável pela disciplina de Saneamento Ambiental no IFPA. Para ela, mais do que uma aula prática, a experiência permite que os alunos enxerguem o impacto social do trabalho que pretendem exercer no futuro.

"Em sala de aula, eles aprendem a teoria, mas aqui eles vivenciam o sistema funcionando. Eles conhecem a realidade, comparam com o que estudam e se tornam agentes multiplicadores. É essencial entenderem o valor de ter acesso à água tratada e de qualidade", destacou a professora.

A visita integra a programação do semestre letivo e busca aproximar os estudantes da realidade do saneamento no estado. 

Ao final da atividade, a engenheira sanitarista da COSANPA, Júlia Carvalho, que conduziu a visita, reforçou a importância de iniciativas como essa. "É muito gratificante receber os alunos e mostrar de perto o que fazemos aqui. Todo o processo para um bom abastecimento, desde a captação por meio de poços profundos, assim como analises de amostras no laboratório até a distribuição para as residências. Espero que eles saiam daqui com uma nova visão sobre o papel que vão exercer na sociedade", pontuou Júlia Carvalho.

Texto: Meliny Campos- Ascom/ Cosanpa