'Dinheiro na Escola Paraense' melhora qualidade de ensino em Escola do Bengui
Escola Estadual Associação Cristã do Bengui utiliza os recursos do Programa atender de forma mais eficiente às necessidades cotidianas da unidade

Para apoiar as ações da direção na gestão e promover um ambiente escolar mais confortável, a Escola Estadual Associação Cristã do Bengui utiliza os recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para atender de forma mais eficiente às necessidades cotidianas da unidade.
Com o investimento, a gestão escolar foi capaz de realizar a instalação da parte elétrica, adquirir e instalar aparelhos de ar-condicionado, substituir os forros dos banheiros, da cozinha e da secretaria, além de efetuar reparos no banheiro feminino e colocar vidros nas janelas das salas de aula, além da manutenção da horta escolar. A unidade recebeu um valor total de R$ 77.443,58.

A Seduc observa que a gestão consciente e responsável desses recursos permite que as necessidades do dia a dia sejam atendidas com mais autonomia, contribuindo para o fortalecimento da escola pública e para o cumprimento do compromisso com uma educação de qualidade.

“A importância de poder adquirir esses itens é imensa, pois proporciona mais dignidade tanto ao ensino quanto à aprendizagem. Quando temos um ambiente saudável, temos mais prazer em retornar a ele. Dessa forma, também contribui para o engajamento ativo dos nossos alunos. A comunidade se sente feliz quando realizamos qualquer mudança, pois percebe o retorno do que está sendo feito”, destaca Edna Miranda, diretora da unidade.
Essas ações impactam diretamente na melhoria das condições de ensino e aprendizagem, refletindo em um ambiente mais adequado para estudantes, professores e demais profissionais da educação.

A professora Jane Estumano, que leciona no 1º ano do ensino fundamental, compartilha sua visão sobre como o ar condicionado pode impactar o ambiente de aprendizado na sala de aula.
“A influência da climatização na nossa sala de aula é positiva para a aprendizagem. Eu percebo que quando o aluno vem para a escola sabendo que o ambiente tem ar condicionado, ele se sente mais à vontade, porque o calor não o incomoda. Isso ajuda a classe a ficar mais calma e me permite ter um desempenho melhor nas aulas, pois posso explicar com tranquilidade, sem pressa ou agitação. Estar em um ambiente fresquinho e agradável nos ajuda muito”, afirma a professora.
“A diferença com o ar-condicionado é muito boa. Ele me faz sentir melhor, pois no calor eu fico mais estressado e com dor de cabeça. Com o ar-condicionado, consigo me concentrar muito mais”, conta Lucas Henrique, estudante do 5º ano do ensino fundamental.

Educação Ambiental - Dentro do programa existe o subprograma Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, alinhado com o componente curricular obrigatório de Educação Ambiental - inédito no Brasil -, para implementar ações e práticas educativas na educação básica, voltadas para a defesa da preservação do meio ambiente; formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs voltadas para a sustentabilidade ambiental; incentivar a participação da comunidade escolar na preservação do equilíbrio do meio ambiente, e desenvolver habilidades focadas na conservação e sustentabilidade do meio ambiente.
“Eu gostei muito da horta da nossa escola, porque ela dá alimentos mais saudáveis, como os vegetais, para a nossa comida. Aqui tem o coentro, que também chamamos de cheiro verde, e ele foi plantado na horta. Eu queria dizer também como a horta é importante para a gente, porque ela nos dá mais alimentos, mais legumes e vegetais, e assim a nossa alimentação fica mais saudável”, disse Felipe Galvão, estudante do 5ª ano do ensino fundamental.
Sobre o Prodep - O Programa Dinheiro na Escola Paraense confere autonomia para o desenvolvimento de ações da rotina nas escolas do Estado. Com a iniciativa, a gestão e o Conselho Escolar têm maior autonomia e protagonismo para investimentos alinhados às necessidades específicas de cada realidade.