Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seduc leva ‘Caravana Saeb 2025’ a Marabá e Parauapebas para fortalecer ações nas escolas estaduais da região

O encontro reuniu gestores escolares de 17 municípios da Região de Integração de Carajás, das DREs Marabá e Parauapebas, para análise de indicadores e troca de experiências pedagógicas

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
15/05/2025 13h51

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem desenvolvido, por meio da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), ações estratégicas com foco no avanço da educação na rede de ensino paraense. Uma dessas iniciativas é a “Caravana Saeb 2025”, uma formação voltada para as lideranças das Diretorias Regionais de Ensino (DREs) e equipes gestoras das escolas estaduais e que visa a qualificação dos dos educadores com ênfase na preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, visando a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes. 

Esta semana, a formação chegou à Região de Integração de Carajás, no sudeste paraense, e reuniu dirigentes, equipes pedagógicas, diretores e vice-diretores pedagógicos de 98 escolas de 17 municípios que compõem as Diretorias Regionais de Ensino (DREs) de Marabá e Parauapebas. 

“A Caravana é uma escuta ativa, mas também uma provocação para que cada rede pense em soluções concretas, realistas e transformadoras para melhorar o desempenho de suas escolas e faz parte do planejamento estratégico da secretaria, onde toda a equipe pedagógica está percorrendo as Diretorias Regionais para que possamos conversar a peculiaridade e a realidade de cada regional e, assim, tratar com cada diretor sobre os desafios, ouvi-los sobre as práticas que estão sendo implementadas e, ao mesmo tempo, apresentar o plano de ação da secretaria para o exercício 2025 com foco na recomposição da aprendizagem, com foco na melhoria dos resultados no Saeb”, destacou o secretário adjunto de Educação Básica (Saeb), Júlio Meireles.

Marabá - Em Marabá, a Caravana Saeb 2025 aconteceu na terça-feira (13) e foi marcada por um intenso diálogo sobre os rumos da educação básica com as 72 unidades escolares dos 13 municípios ligados à DRE. Durante todo o dia, os participantes mergulharam em análises de indicadores educacionais, ouviram relatos de práticas exitosas em diversas escolas da região e trocaram experiências sobre gestão e estratégias pedagógicas. A proposta é clara: construir coletivamente caminhos para elevar os índices de aprendizagem e garantir que cada estudante esteja, de fato, aprendendo.

“A Caravana Saeb é mais que um evento. É um compromisso coletivo com a qualidade da educação pública. Ao reunir nossas lideranças escolares, reafirmamos que o protagonismo das escolas começa pela escuta, pelo planejamento e pela ação estratégica. Estamos em movimento porque acreditamos no poder transformador da aprendizagem com foco e propósito”, afirmou Magno Barros, dirigente da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Marabá.

Parauapebas - No município de Parauapebas, a formação ocorreu na quarta-feira (14) e reuniu todas as 26 escolas dos quatro municípios que compõem a DRE. Para a gestora da Escola Estadual de Ensino Médio Janelas Para o Mundo, Nelma Vasconcelos, a iniciativa é fundamental para engajar a comunidade escolar.

“Enfrentamos muitos desafios na nossa rotina e muitas vezes nos deixa desmotivados. A Caravana Saeb 2025 chegou em Parauapebas com o intuito de criar uma cultura de colaboração e reconhecimento dos gestores escolares, destacando a importância da avaliação para a qualidade da educação e o desenvolvimento dos alunos, e tudo de uma forma leve e acolhedora revigorando as forças de todos os gestores presentes no encontro. Tenho a plena certeza que esta iniciativa nos ajudará muito para termos alcançarmos resultados positivos e trazer muitos avanços para a educação paraense nas avaliações externas”, comentou a diretora.

Durante a formação, a equipe técnica da Seduc também apresentou ferramentas de acompanhamento, orientações sobre o uso pedagógico dos resultados das avaliações e reforçou a importância de manter altos índices de participação dos alunos nas provas. Como reforça o diretor de Formação (Difor) da Seduc, Raimundo Corrêa.

“A Caravana da Saeb 2025 tem como objetivo qualificar os nossos técnicos das DREs e diretores escolares com foco na melhoria do aprendizado dos estudantes. As ações  nos municípios que compõem as DREs de Marabá e Parauapebas constituem um importante momento formativo de mobilização e de inspiração em prol da melhoria da educação por todo o Pará, envolvendo todas as escolas da rede estadual. Dessa forma, a Seduc vai até nossos municípios escutar ativamente e conversar pessoalmente com as equipes técnicas e diretores escolares a partir de seus resultados e entendendo as realidades de seus territórios, estabelecendo estratégias de fortalecimento da gestão, de recomposição e de melhoria de aprendizagem com foco no Saeb 2025”, explicou.