Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BOAS PRÁTICAS
English Version

Parauapebas recebe 'Workshop Desafios e Oportunidades para o Turismo Responsável' 

Iniciativa objetiva orientar gestores dos destinos turísticos sobre ações de gestão, incentivando a adoção de boas práticas sustentáveis

Por Sâmia Maffra (SETUR)
16/05/2025 12h37

Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo( Setur), Parauapebas recebe o Workshop Desafios e Oportunidades para o Turismo Responsável, entre os dias 13 a 15 de maio. A iniciativa tem como objetivo orientar gestores dos destinos turísticos quanto à importância da implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por empresas, prestadores de serviços turísticos, gestores públicos e comunidade local. 

Dentre os temas de destaque do evento, está a relação entre Turismo, Sustentabilidade, Comunidades e Segurança. A programação tem palestras com os temas ‘Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo: sensibilização e orientação sobre prevenção e atuação em casos de violação de direitos no contexto turístico” e "Como o Turismo pode Gerar Impactos Positivos no Destino: troca de experiências, boas práticas e construção coletiva de soluções voltadas à sustentabilidade e inclusão”.

Também conta com reunião com a Secretaria Municipal de Turismo para alinhamento institucional e definição conjunta de estratégias de mobilização e execução da ação além de distribuição de cartazes com a temática. A agenda envolveu uma visita técnica à Rota Carajás, conhecida como uma das regiões mais ricas pela biodiversidade, com cerca de 1,2 milhão de hectares de florestas preservadas.

A região de Carajás tem o maior parque de cavernas ferríferas do mundo, com mais de mil cavernas catalogadas – o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos – além de trilhas, mirantes, savana, cachoeiras. Durante a visita o objetivo foi o de testar um olhar responsável, observando o atrativo turístico com criticidade, ou seja, identificando desafios e propondo soluções sustentáveis e inclusivas para a melhoria da experiência turística.

Parauapebas é o primeiro município a receber a ação em 2025. “Nos municípios, o projeto funciona por meio de workshops e oficinas práticas, visitas técnicas que reúnem gestores, empreendedores, profissionais do setor e a comunidade. A gente conversa sobre como o turismo pode ser mais inclusivo, seguro e transformador, com foco em temas como proteção de crianças e adolescentes,  sustentabilidade e economia local. A realização desses workshops é essencial para fortalecer a rede de parceiros do turismo, sensibilizar os envolvidos e construir juntos soluções que respeitam e valorizam os nossos destinos, porque turismo bom é aquele que cuida, protege e deixa um legado positivo para as futuras gerações", explicou Edmê Pina, técnica de planejamento e gestão em turismo da Setur. 

‘O turismo responsável é aquele que respeita as pessoas, o meio ambiente, a cultura local e promove o desenvolvimento sustentável dos territórios. No Turismo Responsável, todos ganham, os moradores, visitantes e o próprio destino”, acrescentou Edmê.

PROJETO - A ação integra o projeto “Turismo Responsável é o que Queremos”, uma estratégia da Setur para  contribuir para o fortalecimento e crescimento do turismo. O projeto contempla a realização de palestras, oficinas e atividades orientativas que promovem o Turismo Responsável como forma de mitigar os impactos negativos da atividade turística nos destinos paraenses.

A iniciativa busca orientar gestores públicos e privados das esferas municipal, estadual e regional, além de envolver prestadores de serviços turísticos, empreendedores, consultores, profissionais da área, estudantes e a comunidade local, fomentando o debate sobre um turismo mais ético, sustentável e inclusivo.