Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER E DIVERSÃO
English Version

Mangal das Garças oferece oficina de produção de tintas neste domingo, 18

Na oficina, as crianças aprenderão a preparar tintas caseiras utilizando pigmentos naturais, bicarbonato de sódio e cola branca, despertando o interesse dos pequenos por práticas sustentáveis e criativas, aliando expressão artística à educação ambiental

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
16/05/2025 16h49

Neste domingo (18), o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, em Belém, realiza mais uma edição do projeto infantil Ecoarte. A atividade da semana será uma oficina de produção de tintas com materiais naturais, voltada para o público infantil. A programação ocorre a partir das 10h, no entorno do Memorial da Navegação, com participação gratuita.

Na oficina, as crianças aprenderão a preparar tintas caseiras utilizando pigmentos naturais, bicarbonato de sódio e cola branca. A proposta é despertar o interesse dos pequenos por práticas sustentáveis e criativas, aliando expressão artística à educação ambiental.

“Neste domingo, as crianças vão aprender a utilizar matérias-primas de forma criativa. As atividades ensinadas nas nossas oficinas infantis são pensadas para elas levarem os aprendizados para o cotidiano, sempre em sintonia com a educação ambiental”, explica Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de Marketing, Comunicação e Cultura da OS Pará 2000.

Além de ser uma experiência divertida, a atividade também contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina, percepção sensorial e expressão emocional, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças.

Cultura e sustentabilidade no Mangal

O projeto Ecoarte é uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Organização Social Pará 2000, que administra o Mangal das Garças. A proposta é oferecer atividades educativas e culturais que dialoguem com temas como sustentabilidade, natureza e arte.

A oficina integra a programação regular do parque, que aos finais de semana recebe famílias em busca de lazer e contato com a natureza em um dos espaços mais emblemáticos da capital paraense.

Além da programação especial, o Parque mantém diariamente outras atividades educativas. Confira:

8h30 – Alimentação das iguanas

9h – Passeio mini rapinante (terça a sexta-feira)

10h – Soltura das borboletas (consultar previamente na bilheteria)

10h15 – Alimentação de tartarugas

11h – Alimentação das garças

15h – Alimentação das garças

17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)

17h30 – Alimentação das garças

Serviço:

Programação infantil gratuita – Ecoarte
Data: Domingo, 18 de maio, a partir das 10h
Local: Entorno do Memorial da Navegação no Parque Zoobotânico Mangal das Garças – Rua Carneiro da Rocha, s/n, Cidade Velha.
Ingresso: Entrada franca. Para espaços monitorados (borboletário, memorial e farol), o valor é R$ 9,00 (meia: R$ 4,50).

Texto por: Bianca Portela - Ascom OS Pará 2000