CIIR promove acessibilidade integral e inclusão para pessoas com deficiência
No Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, o Centro destaca ações que garantem autonomia e inclusão para seus usuários

Em referência ao dia 15 de maio, quando se celebra o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) reafirma seu papel como referência no atendimento a pessoas com deficiência no Pará, promovendo não apenas acessibilidade física, mas também comunicacional e social. Com mais de 400 mil atendimentos realizados em 2024, a unidade se consolida como essencial na reabilitação e inclusão de seus usuários.
O CIIR oferece atendimento de média e alta complexidade a pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual. A instituição atua com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos e outros profissionais da saúde, com foco na autonomia e qualidade de vida dos usuários.

Um dos beneficiados pela estrutura e atendimento do CIIR é Kaio Hemerson Silva, de 29 anos. Usuário de cadeira de rodas e morador de Castanhal, ele destaca a importância da acessibilidade para sua independência: “Aqui no CIIR tem rampa, banheiro adaptado, tudo facilita minha autonomia. Antes, eu precisava de ajuda. Hoje, consigo fazer muita coisa sozinho. A vida não acaba depois de um acidente. É só um novo começo. Sempre indico o CIIR para amigos que precisam melhorar a locomoção", afirmou Kaio.
Adaptação - Entre os espaços que simbolizam o compromisso do CIIR com a acessibilidade está a Casa Funcional, ambiente terapêutico que simula uma residência adaptada. No local, os usuários participam de atividades que estimulam a independência em tarefas cotidianas, como cozinhar, tomar banho e circular com segurança.

Para o fisioterapeuta Renan Maués, mestre em Ciências do Movimento Humano e integrante da equipe do CIIR há três anos, o trabalho conjunto é essencial para o progresso dos usuários: "Aqui ninguém trabalha sozinho. Atuamos em equipe para desenvolver funções que o usuário perdeu ou não conseguiu desenvolver. Isso promove autonomia, confiança e dignidade dentro e fora da unidade", explica o profissional.
Renan também destaca a importância da data como ferramenta de sensibilização social: "A acessibilidade ainda é pouco debatida fora do ambiente da saúde. É fundamental que a sociedade compreenda que acessibilidade é um direito e que todos devem ter igualdade de oportunidades”, reforça.
No Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, o CIIR mostra que a inclusão só é possível com respeito, empatia e ações concretas. Por meio de sua estrutura adaptada, equipe qualificada e abordagem humanizada, o Centro transforma a realidade de milhares de pessoas e contribui para um Pará mais acessível e justo para todos.
Acesso – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.
Texto: Ascom CIIR