Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO
English Version

Governo do Pará realiza nova entrega do “Sua Casa” para famílias de Mosqueiro, em Belém

Famílias atingidas por vendaval e moradores em situação de vulnerabilidade habitacional foram contemplados com o benefício

Por Kátia Aguiar (COHAB)
17/05/2025 19h11

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Estado (Cohab), realizou neste sábado (16), uma nova entrega do benefício habitacional “Sua Casa” para famílias do distrito de Mosqueiro, em Belém. Desta vez, foram contempladas famílias que não haviam sido atendidas na primeira ação emergencial após o vendaval que atingiu a ilha, além de moradores que vivem em residências sem condições adequadas de habitação.

A ação ocorreu na ONG "O Sol Brilhou na Baía do Sol", localizada em Mosqueiro, onde 54 novas famílias receberam os cheques do programa habitacional, somando um investimento de aproximadamente R$ 400 mil.

“Nós voltamos a Mosqueiro depois do vendaval para cuidar das pessoas cujas casas foram danificadas. Mas também fizemos novas visitas e identificamos outras famílias que ainda não tinham sido contempladas e vivem em situações precárias. A Cohab e o governo Helder Barbalho estão aqui para garantir moradia digna a quem mais precisa”, destacou o presidente da Cohab, Manoel Pioneiro.

Na primeira entrega emergencial, realizada menos de 48 horas após o vendaval ocorrido no dia 4, 41 famílias já haviam sido beneficiadas. Agora, com a nova etapa, o número de atendidos ultrapassa 90 famílias.

O programa Sua Casa concede dois tipos de auxílio: um para a compra de materiais de construção e outro para o pagamento da mão de obra. O valor pode chegar até R$ 21 mil por família, garantindo condições adequadas de moradia e dignidade.

A aposentada Thelma Gomes Lourenço, de 66 anos, comemora o apoio recebido. “Esse benefício vai me ajudar a terminar minha casa. Quero rebocar, colocar lajota, fazer uma cozinha e mais um quarto. Hoje a gente vive em dois compartimentos e agora, finalmente, vou poder viver melhor com minha família”, disse emocionada.

Outra beneficiária, Eliane Farias, teve a casa danificada durante o vendaval. “Minha casa está muito deteriorada, com rachaduras nas paredes e telhado comprometido. Com esse recurso, vou conseguir ajeitar tudo o que precisa”, contou.

A presidente da ONG anfitriã, Rute Cardoso, ressaltou o papel social do programa e o impacto positivo direto na vida das famílias contempladas.

“É um dia muito gratificante. A gente acompanha de perto a realidade dessas famílias — muitas são mães solo, desempregadas, morando em casas muito deterioradas. O Sua Casa chega como um alívio e uma esperança. Somos muito gratos ao Governo do Pará por essa iniciativa”, afirmou.