Pronto-Socorro da Augusto Montenegro faz meio milhão de atendimentos em um ano
Qualidade da estrutura e eficiência dos profissionais fazem a diferença no sistema de saúde da região metropolitana de Belém

Cerca de 500 mil atendimentos, adulto e infantil, entre internações, cirurgias, triagens, serviços de urgência e de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, foram realizados no primeiro ano de funcionamento do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), na avenida Augusto Montenegro, em Belém. A unidade, investimento do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), completa um ano da entrega neste domingo (18).
“O novo pronto-socorro realmente faz a diferença na saúde da cidade, ajudando a aliviar a pressão em outras unidades e hospitais, com atendimento rápido e de excelência. Há 9 meses, retirei a vesícula e precisei ficar internada por uns dias, minha experiência, tanto com os profissionais quanto em relação à estrutura, foi incrível”, reconhece Layne Ferreira, 23 anos, moradora do bairro Tenoné.

A descentralização dos atendimentos de saúde, sobretudo, na capital e na Região Metropolitana de Belém (RMB), é, de acordo com Carlos Vinícius Ribeiro, diretor-geral do PSRM, um dos acertos da unidade. “Realizar cerca de meio milhão de atendimentos, com cuidado humanizado, desde a entrada do paciente até a alta, é motivo de celebração. O pronto-socorro tem mudado a história da saúde pública em Belém e RMB. Com eficiência e qualidade, o paciente que entra aqui tem a certeza que vai sair com seu problema resolvido. Isso é um dos nossos diferenciais”, assegura.

Na quarta-feira (14), o agricultor João Félix, morador de Nova Esperança do Piriá, recebeu alta do PSRM, após a recuperação da cirurgia de apendicectomia. “Ter acesso a um atendimento com essa qualidade e rapidez é uma bênção. No dia da cirurgia, 20 de abril, cheguei passando mal, à tarde, e, à noite, já estava tudo resolvido. Fiquei satisfeito com o cuidado que recebi”, disse ele.

A privacidade e o conforto durante a internação foram pontos altos para a paciente Makel Silva, moradora do município de Vigia de Nazaré, que desde o mês de março trata uma Lesão por pressão (LPP). “Cheguei aqui numa situação delicada e recebi o atendimento de pessoas enviadas por Deus para me tratar, desde o pessoal da limpeza até os médicos, todos atenciosos e acolhedores. Cada palavra de força e cada sorriso nos ajudam a seguir. Ter um quarto só para mim também foi uma surpresa maravilhosa, porque imaginava que fosse dividir o espaço com outras pessoas, e a estrutura é confortável e de qualidade”, destaca.
Recordes no atendimento – Somente no mês de abril, o pronto-socorro estadual registrou mais de 12,6 mil atendimentos de urgência e emergência e chegou a assistir 468 pacientes, em um único dia, em seus dois prontos atendimentos. Um recorde significativo na assistência à saúde de 294 pacientes adultos e 174 pediátricos. Entre os pacientes de urgência e emergência, apenas 6% precisaram ficar internados, o que reforça a alta resolutividade às demandas de saúde da população.
Estrutura hospitalar – O pronto-socorro tem 119 leitos, entre Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, Unidades de Internação e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI's); seis salas para a realização de cirurgias de média e alta complexidade, incluindo as minimamente invasivas, como as videolaparoscópicas, que garantem menor tempo de internação, menor exposição às infecções e recuperação em menor tempo.
Unidade gera cerca de mil empregos – O enfermeiro Thiago Ribeiro é um dos servidores do pronto-socorro, que emprega 529 colaboradores efetivos do Instituto Acqua, que administra a unidade, 183 funcionários terceirizados e 200 médicos, gerando quase mil empregos de forma direta e indireta ao mercado de trabalho.

Após enfrentar um processo depressivo, o enfermeiro conta que a oportunidade de trabalhar no pronto-socorro mudou para melhor a vida. “Trabalhar aqui fez com que eu me reconhecesse, me encontrasse novamente. Nasci para trabalhar na assistência. Amo o que faço, assim como os meus colegas, por isso, os pacientes recebem todo o cuidado, amor e afeto no atendimento. Esse acolhimento humanizado faz toda a diferença, os pacientes afirmam que se sentem mais fortalecidos para seguir com o tratamento. Não tem coisa mais gratificante que ouvir relatos dos pacientes sobre o tratamento”, afirma Thiago Ribeiro.
Serviço:
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo funciona na avenida Augusto Montenegro, nº 552, no Parque Guajará, na capital, em regime de plantão 24 horas. É referência em atendimento de urgência e emergência, com especialidades como cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.