Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO À ECONOMIA CRIATIVA
English Version

Espaço São Jose Liberto é palco da 5ª Edição da Feira Amazônia Circular em Belém

Evento abrange a cultura sustentável, empreendedorismo e oportunidades de geração de renda, promovendo conexões entre criadores e consumidores

Por Aldirene Gama (SEDEME)
19/05/2025 09h40

O Espaço São José Liberto recebeu a 5ª edição da Feira Amazônia Circular, promovida pela Casa Circular, com correalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), no domingo (19). A feira abrange diversos eixos, como cultura sustentável, empreendedorismo e oportunidades de geração de renda, promovendo conexões entre criadores e o público consumidor.

A programação do evento ofereceu um espaço para a comercialização de produtos, troca de experiências e networking entre criadores, consumidores e investidores do setor da moda. A iniciativa visa evento tem como objetivo incentivar o trabalho de empreendedoras da moda circular, estilistas e artesãos paraenses, fortalecendo a economia criativa com destaque para produções autorais, sustentáveis e alinhadas aos princípios da moda circular.

No local, os visitantes tiveram a oportunidade de  conferir uma  ampla variedade de artigos apresentados por cerca de 30 empreendedores locais, incluindo propostas inovadoras de moda sustentável, circular e autoral. O evento também contou com a comercialização de diversos produtos sustentáveis, desenvolvidos a partir de insumos da floresta amazônica, refletindo a criatividade, a identidade cultural e o compromisso ambiental da região."

Entre os expositores, as empreendedoras Nazaré Moreira e Ana Carolina Muccari, mãe e filha, trabalham há um ano com uma variedade de produtos de bem-estar e perfumaria botânica, fabricados de forma sustentável a partir de insumos da floresta amazônica, valorizando os saberes e costumes locais.  

'Fui artesã por 20 anos e, após minha aposentadoria, decidi investir em um novo ramo e entrar no universo da perfumaria. Sempre tive interesse nessa área, e esta é a segunda vez que participo da Amazônia Circular. Apresentar meus produtos em feiras e eventos, além de ser um incentivo, nos impulsiona', afirmou Nazaré.  

Ela também destacou a importância da feira, realizada no Espaço São José Liberto, como uma oportunidade de apresentar ao público o potencial econômico dos produtos locais. 'Eventos promovidos pelo governo ou apoiados por instituições governamental  são essenciais para empreendedores que precisam de apoio para se estabelecer no mercado', concluiu.

Para a idealizadora da feira Amazônia Criativa e proprietária da Casa Circular, Liliane Obando, a feira promove marcas regionais que trabalham com moda consciente, abrangendo vestuário, acessórios, cosméticos que valorizam a biodiversidade das florestas, além da  gastronomia local e mais “A iniciativa busca valorizar o trabalho de designers, artesãos e artistas paraenses, fortalecendo a economia criativa e incentivando práticas sustentáveis.  Este é o segundo evento que realizamos em parceria com a Sedeme, por meio do Espaço São José Liberto, e já temos mais uma edição agendada para ocorrer no dia 1º de junho”, acrescentou

A diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS/Sedeme), Sherry Brom Rodrigues, destaca que o evento tem como principal objetivo ampliar a visibilidade dos produtos locais, criando oportunidades para o desenvolvimento e  crescimento para o setor. Além de fortalecer a cadeia produtiva da moda, a iniciativa reafirma o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável e com a valorização da economia criativa. Ao incentivar a produção autoral e circular, buscamos não apenas reconhecer a criatividade local, mas também impulsionar sua presença em novos mercados. Nosso compromisso é promover o avanço econômico aliado à sustentabilidade, consolidando um futuro mais inovador, inclusivo e conectado às riquezas da nossa região”, destacou.