Técnicos de enfermagem garantem atendimento seguro na hemorrede do Pará
Profissionais atuam na coleta, triagem e cuidados ambulatoriais, e são fundamentais para a segurança e a qualidade da assistência no Hemopa

Essenciais para o funcionamento da hemorrede pública do Pará, técnicos e auxiliares de enfermagem atuam diretamente no acolhimento a doadores, na coleta de sangue e na assistência a pacientes hematológicos em toda a rede da Fundação Hemopa.
Nesta terça-feira (20), quando se celebra o Dia Nacional da categoria, o reconhecimento à importância desses profissionais se destaca ainda mais diante dos desafios diários enfrentados na saúde pública.
Na prática, os enfermeiros são responsáveis por etapas decisivas da jornada transfusional: da triagem clínica à coleta segura até o suporte ambulatorial às pessoas com doenças como anemia falciforme, leucemias e outras hemopatias crônicas. Eles também integram as equipes multidisciplinares e executam procedimentos técnicos que exigem precisão, responsabilidade e empatia.
Presentes em todas as unidades fixas e móveis do Hemopa, a enfermagem contribui para a segurança transfusional, o bem-estar dos pacientes e a qualidade do atendimento prestado à população. Um trabalho silencioso, e indispensável para garantir que cada bolsa de sangue coletada chegue com segurança a quem precisa.

De acordo com Sheila Lins, técnica de enfermagem da Fundação Hemopa, “nosso trabalho é essencial na coleta, mas principalmente no acolhimento ao doador. Recebemos pessoas que saem de casa para fazer o bem, e é fundamental que esse gesto seja recebido com empatia e preparo. Um técnico de enfermagem capacitado e atencioso faz toda a diferença nesse processo. Trabalhamos com amor e consciência de que estamos ajudando a salvar vidas”, afirma.
Já o técnico José Castro reforça a importância da formação técnica e da atuação em diferentes etapas do processo transfusional. “A enfermagem é uma ciência voltada para o cuidado à saúde, e isso se reflete diretamente na nossa atuação no Hemopa".

"Trabalhamos para garantir a qualidade na gestão do sangue, desde a triagem dos doadores até o acompanhamento da administração dos hemocomponentes aos pacientes. Nosso objetivo é sempre oferecer um serviço seguro e eficiente, contribuindo diretamente para salvar vidas.”
O presidente da Fundação Hemopa também destaca o papel essencial da enfermagem. "Técnicos e auxiliares de enfermagem integram uma cadeia de profissionais altamente especializados dentro da nossa instituição. São eles que acolhem nossos doadores e pacientes desde o primeiro atendimento, prestando um cuidado técnico com olhar humanizado em todas as etapas do serviço”.
Ao lado de médicos, assistentes sociais, biomédicos e outros profissionais da saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem sustentam o compromisso da Fundação Hemopa com uma saúde pública mais acessível, segura e humanizada, com foco na vida de quem mais precisa.