Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
English Version

Novo viaduto da avenida Mário Covas com a Três Corações valoriza imóveis e aquece comércio em Ananindeua

Entregue no último sábado (17), o viaduto provoca a maior circulação de pessoas e atrai mais investidores para a área

Por Giovanna Abreu (SECOM)
21/05/2025 08h30

A valorização de imóveis, a maior circulação de pessoas e a facilidade de acesso são três benefícios destacados por empreendedores que atuam nas proximidades do viaduto localizado no entroncamento das avenidas Mário Covas e Três Corações, em Ananindeua, entregue pelo Governo do Estado no último sábado (17). A obra integra o pacote de investimentos estruturantes voltados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém, e representa mais um legado de mobilidade urbana para toda a Região Metropolitana.

Rafael Nishimoto, proprietário da doceria Caramella e de empresa de serviços médicos

Proprietário de uma doceria e de uma empresa que oferece serviços de ambulância nas proximidades do viaduto, Rafael Nishimoto celebra as melhorias proporcionadas pelas obras estaduais. “Antes da construção, nossos clientes enfrentavam engarrafamentos e dificuldades de acesso, assim como nossos condutores de ambulâncias, que, diante de uma ocorrência de emergência, ficavam, muitas vezes, retidos no trânsito. Agora a realidade é outra, com várias possibilidades de acesso, rápido e fácil. Além de que, nosso imóvel, onde funcionam as empresas, valorizaram muito”, conta.

Com 350 metros de extensão, o quarto viaduto entregue pelo Governo do Estado, nos últimos dois anos, conecta diretamente a avenida Três Corações à avenida Mário Covas, eliminando a necessidade de paradas em semáforos e proporcionando maior fluidez ao trânsito. A estrutura vai beneficiar diretamente mais de 500 mil pessoas que vivem e circulam pelos bairros Cidade Nova, 40 Horas, Paar e adjacências.

O engenheiro fiscal das obras do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Ricardo Monteiro ressalta que entre os diversos impactos significativos da construção de um viaduto, estão o menor tempo no trânsito, a criação de rotas mais rápidas e seguras, além da melhoria na infraestrutura atrair mais investimentos.

“Com isso, a tendência é de ter uma valorização nos imóveis daquele entorno do viaduto. Porque, quando eu tenho uma melhor mobilidade urbana, há um interesse por morar ali, abrir comércios, até mesmo investir naquela região. E, com mais gente circulando, o comércio tende a ficar mais aquecido. Supermercados, restaurantes e padarias começam a atrair mais movimento. E naturalmente, aumenta o faturamento”, explica o engenheiro.

Antonio Madson há 4 anos é supervisor do Espeto Bike

Supervisor há quatro anos de um restaurante ao lado do novo viaduto, Antônio Madson, destaca que os moradores e trabalhadores na área buscavam rotas alternativas para tentar fugir do engarrafamento formado na região. “Por causa dessa dificuldade de acesso, muitos clientes relatavam que deixavam de vir até o restaurante. O viaduto veio para desafogar o fluxo e nesses primeiros dias já estamos vendo que está melhorando, as pessoas estão se acostumando com as novas rotas”, diz.

Entregas - Três outras novas estruturas também foram entregues pelo Governo do Estado nos últimos dois anos. A primeira, em 2023, na rodovia BR-316 com a avenida Ananin, em Ananindeua; a segunda, em 2024, na BR-316 com a Alça Viária, em Marituba; e a terceira, em 2025, na BR-316 com a Avenida Independência, em Ananindeua. O governador do Estado, Helder Barbalho, anunciou ainda que, em julho deste ano, mais um viaduto será entregue, dessa vez na avenida Mário Covas com a avenida Independência.