Setur apoia evento mundial de Beach Tennis, em Tucuruí, no sudeste do Pará
Evento será em junho e deve atrair atletas e turistas do Brasil e do exterior

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) é a nova parceira de um dos maiores eventos mundiais de Beach Tennis, o ITF BT 400 - Amazônia Open Sunset 2025, que será realizado entre os dias 16 e 22 de junho em Tucuruí. É a segunda vez que o evento é realizado no Pará e no Norte do Brasil, atraindo atletas e turistas internacionais.
A competição deste ano terá premiação total de US$ 35 mil e distribuirá 470 pontos para cada dupla campeã. A expectativa da organização é reunir atletas de 10 países em 2025 e ao longo da semana, 20 mil pessoas devem circular no evento.
Em 2024, a edição contou com 1250 atletas, de 9 países, Brasil, Venezuela, Itália, Letónia, Espanha, França, Japão, Portugal e Colômbia.
A atleta de Belém, Brenda Rique, brilhou no ano passado vencendo o torneio, com premiação de US$ 4 mil, seu maior troféu e que valeu não só pontos para o ranking mundial, mas também como aquecimento para o Amazônia Open. "Estou feliz de poder participar mais uma vez do torneio. O torneio do ano passado foi inesquecível para mim, eu conquistei meu 1º título de BT50 e depois desse torneio só vieram coisas boas para mim, terminei o ano super bem", disse a atual número 1 do Pará e 74ª do ranking mundial que depois do troféu em 2024 em Tucuruí venceu mais dois BT 50 em Teresina e outro no Chile.
"Este ano vou jogar novamente ao lado da Brenda Brissac e estou ansiosa para o torneio, se ano passado foi um sucesso tenho certeza que esse ano será ainda melhor", avalia Brenda Rique.
Novidades deste ano - O evento terá novidades em 2025 com quadra para duas mil pessoas. Os jogos vão ser jogados a partir do final da tarde. O torneio começa na segunda-feira, 16, com o BT 10 sem premiação.
O ITF BT 400 terá início com o quali na terça-feira, 17. A chave principal ganhou mais um dia e começará na quarta-feira, 18, com toda a primeira rodada masculina e feminina. Na quinta-feira, 19, serão jogadas as oitavas, na sexta, 20, às quartas e no sábado, 21, semis e finais. No domingo, 22, um novo torneio BT 10 sem premiação será realizado. Ao longo da semana também será realizada uma etapa juvenil ITF BJ 100.
Para o titular da Setur, Eduardo Costa, o turismo relacionado a eventos esportivos está em plena expansão e tem impacto significativo nos destinos, atraindo turistas e movimentando a economia local. "O Amazônia Open de Beach Tênis está consolidado como uma grande celebração esportiva, cultural e turística na região Norte, contribuindo para a expansão do esporte e promovendo a integração comunitária, o lazer e o turismo sustentável", afirmou o titular.