Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
English Version

Parceria entre Mangal das Garças e UFRA promove estudo inovador sobre Guarás

Projeto envolve a realização de tomografias de alta precisão e eletrocardiogramas para a descrição do perfil cardiológico das aves

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
22/05/2025 11h25

Uma colaboração inédita entre o Mangal das Garças e o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) está impulsionando avanços no estudo da espécie Guará (Eudocimus ruber). O projeto, que envolve a realização de tomografias de alta precisão e eletrocardiograma, têm como objetivo descrever detalhadamente o perfil cardiológico da ave, tornando-se uma referência importante para estudos futuros sobre o espécime. 

A pesquisa é conduzida no Programa de Saúde e Reprodução Animal, pelo doutorando Francisco Batista, técnico veterinário e anestesiologista na UFRA. Ele tem a orientação do professor Leandro Nassar, que também é proprietário da clínica que cedeu o uso do tomógrafo para a realização das imagens. Para facilitar a pesquisa, o Mangal das Garças disponibilizou alguns animais da espécie, contribuindo para a coleta de dados essenciais.

A grande novidade é que essa é a primeira vez que aves dessa espécie, oriundas do Mangal, passaram por uma tomografia. Um avanço importante nos métodos diagnósticos para animais silvestres e aves, que evidencia também a parceria do Magal com especialistas da área.

As tomografias ajudam a identificar possíveis problemas de saúde nas aves e, desse modo, contribuem com o Mangal das Garças para a conservação e o bem-estar dos animais sob seus cuidados. Além disso, o procedimento permitiu uma descrição detalhada da anatomia do Guará, que poderá servir como referência global, beneficiando estudos e ações de conservação em qualquer região onde a espécie seja encontrada.

“Para os animais idosos, esse tipo de exame é fundamental, pois eles têm maior predisposição a problemas articulares e dificuldades de locomoção. Com a tomografia, podemos entender melhor a causa dessas questões e oferecer tratamentos mais específicos, melhorando a qualidade de vida deles”, explica Camilo González, médico veterinário do Mangal.

O esforço conjunto dessa parceria visa ampliar o conhecimento científico sobre o guará e estabelecer um método padrão que possa ser utilizado internacionalmente, fortalecendo os  estudos sobre essa ave emblemática da Amazônia.

O Mangal das Garças é do Governo do Estado, administrado pela Organização Social Pará 2000, sob gestão da Secretaria de Estado de Turismo. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h, com entrada franca.

Texto de Beatriz Santos / Ascom OS Pará 2000