Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

IGEPPS lança programa para humanização dos serviços previdenciários

Ação estende missão institucional do órgão para além da concessão de pensões e aposentadorias

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
23/05/2025 15h53

Transformar o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (IGEPPS) em um centro integrado de convivência, acolhimento e atuação multidisciplinar é um dos principais pilares do programa "Viver Bem", lançado nesta sexta-feira (23), em Belém. A iniciativa foi apresentada durante evento que reuniu servidores, colaboradores e convidados, e marca uma nova etapa na política de cuidado com os mais de 55 mil segurados da autarquia.

O programa amplia a rede de atenção construída desde 2019, com foco no incentivo ao envelhecimento ativo, e estrutura-se a partir de cinco eixos fundamentais: celebrar, acolher, vivência, autonomia e bem-estar. Esses princípios vão guiar as ações voltadas à formação, recreação, socialização e suporte psicológico de aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Pará.

Mais do que um novo projeto, o "Viver Bem" atua como um guarda-chuva institucional que reúne e potencializa mais de 12 ações já implementadas na área de educação previdenciária — além de novos programas previstos para execução ao longo do ano.

“Por meio desses investimentos, conseguimos disseminar informações não só entre os segurados, mas junto à população, sobre o funcionamento do RPPS, regras de aposentadoria, educação financeira e empreendedorismo”, destacou Marcella Takeshita, assistente social do IGEPPS e integrante do Núcleo de Atenção Psicossocial.

Uma nova fase da previdência estadual

Segundo o presidente do IGEPPS, Washington Albuquerque, o "Viver Bem" representa um novo ciclo na forma como o Estado enxerga e atua na gestão previdenciária. “Ao adotar uma abordagem multidisciplinar, promovemos a humanização dos atendimentos e garantimos presença institucional mesmo após a aposentadoria. O IGEPPS segue como referência nacional em eficiência e resgate de recursos por compensação previdenciária — mas, acima disso, queremos fazer diferença real na vida dos nossos beneficiários”, afirmou.

Projeto “Valor em Cada História” homenageia novos aposentados

Durante o evento de lançamento, o IGEPPS também promoveu, de forma inédita, uma cerimônia de homenagem a 157 novos segurados — civis e militares — que, além da portaria de aposentadoria, receberam um certificado de reconhecimento pela dedicação ao serviço público estadual.

“É uma alegria profunda. Foram muitos anos aguardando este momento. Hoje eu senti um prazer imenso”, relatou emocionada a ex-servidora da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sheila Santos.

“Espero que o IGEPPS continue promovendo esse momento. Marcou a minha história, a minha vida profissional”, reforçou a nova aposentada.

O bombeiro militar Manassés Melo também compartilhou sua emoção. “Fiquei muito lisonjeado e satisfeito com o reconhecimento”.

A homenagem, intitulada “Valor em Cada História”, foi incluída no calendário oficial de eventos do Instituto e passará a ocorrer mensalmente. “Celebrar cada aposentadoria é reconhecer a importância de quem ajudou a construir um serviço público forte e eficiente. É acolher com respeito e garantir os direitos para que essa nova fase da vida seja vivida com dignidade e bem-estar”, concluiu Washington Albuquerque.