Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Mangal das Garças terá diversas atrações neste domingo, 25

Criançada poderá participar de uma oficina de produção de tintas e de um evento sobre a proteção da fauna silvestre

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
23/05/2025 17h20

Neste domingo (25), o Parque Zoobotânico Mangal das Garças terá uma manhã recheada de programações para receber os visitantes. A diversão está garantida para a criançada dentro do projeto Ecoarte, que esta semana realiza uma oficina de produção de tintas. A programação começará às 10h e ocorrerá no anfiteatro. Já no entorno do Memorial Amazônico da Navegação a Laforvet promoverá um evento sobre a proteção da fauna silvestre, com o apoio da OS Pará 2000. O evento será das 8h às 12h. A participação é gratuita.

Ecoarte - A oficina dessa semana dará às crianças a oportunidade de aprenderem a preparar as suas próprias tintas caseiras, utilizando pigmentos naturais, bicarbonato de sódio e cola branca. A proposta é despertar o interesse dos pequenos por práticas sustentáveis e criativas. 

Momento educação ambiental e Ecozoo - A Liga Acadêmica Forense de Medicina Veterinária, Laforvet, com o apoio da OS Pará 2000, promoverá um dia de muito aprendizado e conscientização no Mangal, com o propósito de educar sobre os aspectos legais e forenses da exploração e trafico de animais silvestres e discutir a importância do combate à posse ilegal de animais. 

A atividade contará também com um momento especial do Ecozoo que apresentará diversos bichinhos de forma rotativa, com cada um ficando em exposição por cerca de 40 minutos. Entre eles, estarão o papagaio-do-mangue, o guará, um gaviãozinho e o araçari-de-bico-branco.

Iniciativas - Os projetos Ecoarte e Ecozoo são  uma iniciativa do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Organização Social Pará 2000, que administra o Mangal das Garças. A proposta é oferecer atividades educativas e culturais que dialoguem com temas como sustentabilidade, natureza e arte.

Além da programação especial, o Parque mantém diariamente outras atividades educativas. Confira:

8h30 – Alimentação das iguanas

9h – Passeio mini rapinante (terça a sexta-feira)

10h – Soltura das borboletas (consultar previamente na bilheteria)

10h15 – Alimentação de tartarugas

11h – Alimentação das garças

15h – Alimentação das garças

17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)

17h30 – Alimentação das garças

Serviço:

Programação infantil gratuita – Ecoarte
Data: Domingo, 25 de maio, Ecoarte às 10h e Ecozoo das 8h às 12h
Local: Entorno do Memorial da Navegação no Parque Zoobotânico Mangal das Garças – Rua Carneiro da Rocha, s/n, Cidade Velha.
Ingresso: Entrada franca. Para espaços monitorados (borboletário, memorial e farol), o valor é R$ 9,00 (meia: R$ 4,50).

Texto por: Bianca Portela - Estagiária Ascom OS Pará 2000 com supervisão de Fernanda Scaramuzzini