Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Vice-governadora do Pará vistoria obras de construção da nova Usina da Paz do município de Igarapé-Miri

O projeto de construção do novo complexo de cidadania do Governo do Estado segue em ritmo acelerado e já conta com mais de 84% dos serviços finalizados.

Por Matheus Rocha (SEAC)
23/05/2025 17h49

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, realizou, nesta sexta-feira (23), uma visita técnica às obras de construção da primeira Usina da Paz do município de Igarapé-Miri, no nordeste paraense. O projeto do novo complexo de cidadania do governo estadual já conta com mais de 84% dos serviços finalizados.

No dia em que o município completa 129 anos, a vice-governadora, em agenda na cidade, acompanhou pessoalmente os avanços na construção de mais uma unidade do projeto das Usinas da Paz, referência nacional na promoção da cidadania e no enfrentamento à violência. Em breve, o novo complexo de cidadania será uma referência em atendimentos para a população miriense, com a oferta de mais de 70 serviços gratuitos.

"Hoje é um dia de celebração aqui no querido município de Igarapé- Miri. Estou acompanhando a construção da Usina da Paz, uma obra que nós sabemos que é muito importante para a cidade. Fico muito feliz de ver que a obra já está finalizando e, se Deus quiser, logo mais estaremos aqui novamente, entregando este projeto que transforma vidas e dá oportunidade para milhares de famílias com cursos de capacitação, acesso à cultura, acesso a esportes, ações de cidadania", declarou a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan durante vistoria às obras. 

Estrutura - Em Igarapé-Miri, o complexo Usina da Paz ficará na Rodovia Moura Carvalho, bairro Boa Esperança. 

Assim como as demais unidades já entregues pelo Estado, a nova UsiPaz também contará com equipamentos de ponta e espaços estruturados, voltados para a realização de atividades de educação, cultura, esporte, assistência social, capacitação profissional e atendimentos na área da saúde e cidadania.

Usinas da Paz - As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Estado para promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis do Estado. 

O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Desde 2021, com a entrega da primeira Usina da Paz, os complexos de cidadania já garantiram mais de 9,3 milhões de atendimentos. 

Atualmente, 13 unidades já estão em pleno funcionamento, em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem); nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Castanhal, na Região Metropolitana; Abaetetuba, no Baixo Tocantins, e Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.

Além de Igarapé-Miri, outras 23 novas UsiPaz seguem em construção, totalizando 24 novas unidades que, em breve, vão mudar a realidade das comunidades nas cidades de Altamira, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas (segunda Usina), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci.