Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

PSRM e Câmara Técnica de Humanização da Rede de Urgência e Emergência discutem estratégias de humanização no atendimento

O hospital é referência em atendimento de urgência e emergência, com serviços cirúrgicos de cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia

Por Ascom (Governo do Pará)
24/05/2025 09h24

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), localizado na avenida Augusto Montenegro, em Belém, sediou nesta quinta-feira (22) o encontro mensal da Câmara Técnica de Humanização da Rede de Urgência e Emergência (CTH-RUE). A atividade contou com a presença de técnicos da Coordenação Estadual de Humanização (CEH) e representantes dos Comitês de Humanização da Rede de Urgência e Emergência da Região Metropolitana, para promover, discutir e implementar estratégias de humanização no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na abertura do evento, o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro, apresentou um balanço do primeiro ano de funcionamento da unidade, inaugurada em maio de 2024. Desde então, o hospital realizou 527.076 atendimentos, incluindo internações, cirurgias, triagens, atendimentos de urgência e serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Somente em 2025, até o momento, 43.088 pacientes já foram atendidos nos prontos atendimentos adulto e pediátrico.

Além da gestão do hospital, os setores de Humanização Hospitalar e Serviço de Atendimento ao Usuário/Ouvidoria apresentaram os principais serviços e projetos em andamento, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) e à gestão participativa do SUS.

Para o coordenador estadual de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde (Sespa), Guilherme Martins, o tema central do encontro foi a “Garantia dos Direitos dos Usuários”, com foco em estratégias que promovem o cuidado centrado na pessoa e fortalecem o protagonismo do cidadão no SUS.

"Entre as principais formas de contribuição, destaco a promoção da escuta qualificada, o fortalecimento da participação social, o fomento à corresponsabilização no cuidado, a qualificação dos serviços e a educação permanente em saúde. São ações fundamentais para tornar a rede estadual mais acolhedora, equitativa e comprometida com os usuários", destacou o psicólogo.

Durante a reunião técnica, representantes de humanização de hospitais da capital, como o Hospital da Mulher do Pará, Ophir Loyola, Hospital de Clínicas, Santa Casa de Misericórdia do Pará e Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, além da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), discutiram formas de aprimorar os processos de trabalho com base nos princípios da PNH: transversalidade, protagonismo dos sujeitos e corresponsabilidade. O objetivo é promover uma assistência à saúde mais ética, empática e efetiva.

"Foi extremamente importante sediar esse evento, no qual pudemos apresentar o perfil da nossa unidade, que, segundo o Ministério da Saúde, é o maior Pronto-Socorro do Norte do país. Mostramos nossa produção, dinâmica de funcionamento e como estamos transformando o atendimento de urgência em Belém e região metropolitana. Mesmo com um grande volume de atendimentos, buscamos priorizar a qualidade e o acolhimento, respeitando os direitos dos pacientes, com apoio da Ouvidoria, para que o processo seja o mais humanizado possível" enfatizou Carlos Vinícius Ribeiro.

Serviço

O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo funciona na avenida Augusto Montenegro, nº 552, no Parque Guajará, na capital, em regime de plantão 24 horas. É referência em atendimento de urgência e emergência, com serviços cirúrgicos de cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.


Texto: Joelza Silva (Ascom/PSRM)