Sespa começa a implantar o Núcleo de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente
Intenção é ampliar as ações de segurança do paciente para todas as coordenações de saúde de forma transversal, da gestão ambulatorial à hospitalar
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) formalizou a adesão à implementação do Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (Negesp), iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) que já percorre estados brasileiros com o objetivo de fortalecer a governança e a qualidade da assistência nos serviços de saúde, com foco na prevenção de riscos e eventos adversos.
Para isso, gestores e profissionais vinculados à Secretaria estão participando de oficina realizada entre os dias 26 e 27 de maio, no auditório da Sespa, em Belém. A meta é a construção de um plano de ação alinhado com a promoção de cultura de práticas baseadas em evidências, criação de indicadores, redução de custos e estratégias integradas.
Participaram da abertura dos trabalhos, na segunda-feira, a secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz; a secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde, Heloisa Guimarães, e o secretário adjunto de Gestão Administrativa, Edney Pereira – além de representantes do Conass.
A assessora técnica do Conass, Carla Ulhoa, observa que o Negesp é uma estratégia fundamental para a redução de eventos adversos durante a prestação do cuidado, ajuda a reduzir riscos para os pacientes e minimiza desperdícios em favor de uma assistência segura e de qualidade nas unidades de saúde.
Após esta oficina, o núcleo será institucionalizado dentro da Sespa por meio de um comitê consultivo representando todos os departamentos para tomada de decisões estratégicas, mediante definição de prazos, indicadores e pactuações.
“A intenção é que as ações de segurança do paciente sejam feitas em todas as coordenações de saúde de forma transversal e que o nível de ampliação esteja nos níveis ambulatorial, hospitalar e gestão. Ao adotarmos essa abordagem abrangente, podemos identificar e mitigar riscos em todos os pontos de contato com o paciente, desde a prevenção de erros até a gestão de eventos adversos”, afirma o enfermeiro Aryel Brito, coordenador do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (Nesp).
Para a secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz, é importante ressaltar que a segurança do paciente deve ser vista com olhar de gestão e estratégico. “Estando implementado na Sespa, deverá fazer interações com todos os departamentos para discutir indicadores, estratégias e ações especificas locais”, disse.
A operacionalização da iniciativa ocorrerá por meio da participação de setores da Sespa, representados pela Atenção Primária à Saúde (APS); das atenções especializada e hospitalar; planejamento, escola de saúde pública, qualidade, regulação, contratualização, entre outros.
A implantação da iniciativa será estruturada em três fases: a primeira, com a assinatura do Termo de Adesão e a elaboração de um plano de ação construído por uma equipe técnica da secretaria; a segunda, voltada para o monitoramento das ações, que será realizado pelo Conass em articulação com os setores da Sespa; e a terceira, focada no fortalecimento das ações definidas nas etapas anteriores, bem como na implementação das estratégias previstas para o funcionamento do Negesp no Estado.