Alunos da rede pública visitam Monumento Natural do Atalaia em Salinópolis
As visitas acompanhadaa pela equipe técnica do Ideflor-Bio funcionam como ferramenta para a conscientização e conexão entre a escola e a natureza
Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
28/05/2025 11h41
Alunos do 9º ano da Escola Municipal Raimundo Nazaré da Costa, localizada em Salinópolis, no litoral do Pará, participaram de uma atividade educativa no Monumento Natural do Atalaia, uma das 29 Unidades de Conservação (UCs) geridas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). A visita, realizada na Ecobiblioteca Gibi Saúde, marcou um momento importante de conscientização ambiental e conexão entre escola e natureza no litoral nordeste paraense.
Acompanhados por professores e pela equipe técnica do Ideflor-Bio, os estudantes conheceram mais sobre o funcionamento da UC, que abriga ecossistemas sensíveis e de alta relevância para a biodiversidade marinha da região. O local é palco de ações voltadas à proteção da fauna e flora costeiras, à gestão ambiental e à promoção do turismo responsável.
Durante a visita, o diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Ellivelton Carvalho, destacou o papel estratégico do Monumento Natural do Atalaia para o equilíbrio ambiental da costa paraense.
“Receber estudantes aqui é essencial para que as novas gerações compreendam a importância de conservar esse território. Por meio da educação ambiental, formamos cidadãos mais conscientes e engajados na defesa do patrimônio natural”, afirmou o diretor.
Além de aprenderem sobre a importância ecológica da área protegida, os alunos puderam visualizar os impactos ambientais que ainda ameaçam o local, como o crescimento desordenado da ocupação urbana e a pressão exercida por práticas turísticas inadequadas. A experiência de campo complementou o conteúdo abordado em sala de aula, promovendo reflexões críticas entre os jovens.
O professor de Estudos Amazônicos, Jefferson Barra, responsável por conduzir a turma, destacou a relevância da atividade para a formação dos alunos.
“Quis trazer os estudantes ao Monumento Natural do Atalaia para que observassem, com os próprios olhos, os impactos ambientais que ainda persistem, mesmo em áreas protegidas. Muitos dos conteúdos que discutimos em sala ganham outro sentido quando vivenciados no território. A equipe nos acolheu de forma incrível e nos proporcionou uma experiência que superou nossas expectativas”, disse.
A visita também representou uma oportunidade de diálogo entre educação formal e gestão ambiental. Técnicos do Ideflor-Bio explicaram as ações realizadas no local em parceria com instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil, com foco na preservação dos recursos naturais e no ordenamento das atividades econômicas, especialmente durante a alta temporada.
Ellivelton Carvalho disse que, ao final do encontro, os alunos saíram com mais conhecimento e senso de responsabilidade sobre os desafios enfrentados para proteger o litoral paraense. “Iniciativas como essa fortalecem a cidadania e contribuem para formar uma juventude mais consciente sobre o papel de cada um na construção de um futuro sustentável”, concluiu o diretor.