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Governo do Pará firma compromisso pelo avanço da educação no Marajó

O ‘Pacto Interinstitucional pela Educação no Arquipélago do Marajó - 2025 a 2028’ foi assinado na sede do TCMPA, em Belém

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
09/06/2025 13h32

Para reafirmar compromissos por melhorias na educação marajoara, o Governo do Pará assinou o “Pacto Interinstitucional pela Educação no Arquipélago do Marajó – 2025 a 2028”, na manhã desta segunda-feira (9), na sede do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), em Belém. Cerca de 50 instituições integrantes do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Arquipélago do Marajó (Gaepe Arquipélago do Marajó) estiveram presentes no ato, entre elas: representantes dos 18 municípios marajoaras, de universidades, dos Ministérios Públicos e do Governo Estadual.

Com intuito de apoiar o desenvolvimento de pesquisas, estudos e capacitações aos municípios do Marajó e desenvolver ações conjuntas voltadas à superação dos desafios enfrentados na educação no território marajoara, o “Pacto Interinstitucional pela Educação no Arquipélago do Marajó – 2025 a 2028” garante apoio técnico-institucional, suporte necessário à implementação das ações articuladas na região na área da educação.

"Hoje é um dia importante para a educação do Pará. Junto com a atuação do Governo do Estado, Governo Federal e os municípios do Marajó, podemos continuar avançando na garantia de uma educação de qualidade para as escolas da região marajoara, levando em conta seus desafios e particularidades. Essa é uma parceria fundamental que, juntamente com as instituições que integram o Gaepe Arquipélago do Marajó, vai auxiliar fortemente na mudança da realidade da educação", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

O presidente do TCMPA, Lúcio Vale, destacou o papel fundamental do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Arquipélago do Marajó (Gaepe Arquipélago do Marajó). “Esse conta com mais de 50 instituições governamentais e não governamentais que fazem o modelo institucional de governança. O objetivo é a instância de diálogo e cooperação entre as entidades, setor público que atua no campo educacional e também da sociedade civil. Os avanços já conquistados nesse período foram quase oito mil alunos que retornaram à sala de aula. O Pará foi o Estado que teve o maior retorno de obras paralisadas na educação dentro do programa do Fundo Nacional de Educação, o FNDE. Eu tenho a certeza que hoje nós estamos dando um novo passo, vamos poder entregar mais e mais parceria e poder entregar uma educação de qualidade ainda melhor no Estado do Pará. A educação é de continuidade. Nós precisamos continuar esse trabalho, precisamos aprofundar esse trabalho para que a gente possa ajudar os municípios, o Governo do Estado e o Governo Federal a melhorar a educação do nosso município, do nosso Estado e do nosso país”, frisou.

As conselheiras do TCMPA, Mara Lúcia Barbalho e Ann Pontes, e a presidente-executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti, falaram sobre os avanços conquistados pelo Gaepe Arquipélago do Marajó e aqueles que serão assumidos para os próximos anos. Entre os exemplos estão: o retorno de mais de oito mil alunos para as salas de aula; Pará em primeiro lugar do Brasil na retomada de obras paralisadas na educação básica; o aumento em 50% do repasse federal aos municípios brasileiros para transporte escolar fluvial e a implantação de um programa nacional para qualificar professores que atuam no ensino multisseriado.