Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VERÃO COM SEGURANÇA
English Version

Artran reforça compromisso com a segurança da navegação durante a Operação Verão 2025

Agência intensifica fiscalização para garantir viagens seguras e combater o transporte clandestino na Região Metropolitana de Belém

Por Rosivaldo Almeida (SECOM)
01/07/2025 15h09

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) participou, no último sábado (28), de uma reunião estratégica no porto da Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, em Belém. O encontro marcou o início oficial da Operação Verão 2025, que reúne diversos órgãos estaduais como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública (Segup), além da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil.

O objetivo da operação é integrar esforços para prevenir acidentes náuticos e reforçar a segurança nas embarcações que circulam pelas ilhas da Região Metropolitana de Belém. “Foi uma reunião onde discutimos os planejamentos para a segurança da navegação durante o verão e as férias, com foco em proteger a população e coibir o transporte clandestino”, explicou Moisés Marques, coordenador técnico Aquaviário da Artran.

Segundo Moisés, com o aumento do fluxo de passageiros e embarcações no mês de julho, a Agência intensificará a fiscalização nos terminais hidroviários. As equipes técnicas irão acompanhar de perto as saídas e chegadas, verificando o cumprimento de normas como o número correto de tripulantes, passagens vendidas, gratuidades e horários autorizados.

“O Governo do Estado, por meio da Artran, tem uma grande preocupação com a segurança da população, principalmente durante o verão. Estamos monitorando as embarcações regulares e atuando firmemente para garantir que todas estejam dentro das normas”, ressaltou Marques. Ele também destaca que além da presença nos terminais, a Artran também atua nos processos administrativos e nas fiscalizações em portos de Belém e das ilhas, em parceria com os demais órgãos de segurança.

Resultados do primeiro fim de semana - No primeiro final de semana da operação, realizada nos dias 28 e 29 de junho, mais de 40 agentes participaram das ações, que resultaram na fiscalização de 15 embarcações, 21 motos aquáticas e 45 estabelecimentos comerciais nas áreas ribeirinhas. A presença de equipes integradas será mantida durante todo o mês de julho, com reforço especial nos fins de semana nas ilhas de Cotijuba, Prainha, Combu, além de portos e orlas de Belém.