Polícia Militar capacita agentes em georrefereciamento e tecnologias aplicadas ao policiamento rural em Altamira
Entre os dias 30 de junho e 04 de julho de 2025, a Polícia Militar do Pará, por meio do 2º Batalhão de Polícia Rural (2º BPR), promoveu a II Capacitação de Georreferenciamento e Tecnologias Aplicadas ao Policiamento Rural. O treinamento, que teve como foco a modernização e eficácia das ações policiais em áreas rurais da região, foi direcionado ao efetivo do 52º BPM, Unidade recém-inaugurada em Altamira.

A instrução capacitou 30 policiais militares do Batalhão Rural de Altamira, que participaram de uma intensa semana de formação teórica e prática, com base na expertise do 2º Batalhão de Polícia Rural situado em Castanhal, referência no enfrentamento da criminalidade no campo.
De acordo com o coronel Guimarães, coordenador geral da capacitação voltada aos batalhões especializados em policiamento rural, a qualificação tem papel essencial na estruturação do novo batalhão.

“Com a criação do Batalhão Rural de Altamira, houve a necessidade de capacitar os policiais militares com algumas disciplinas específicas para que eles tivessem conhecimento básico da parte de polícia de proximidade, geoprocessamento e georreferenciamento, além da doutrina de policiamento rural e histórico da patrulha rural no Pará, para que assim exerçam as atividades utilizando essas tecnologias e conhecimentos para poder mapear a área do campo, cadastrar as propriedades rurais, criar um banco de dados para que possam planejar as ações, tanto preventivas quanto reativas, diminuindo o tempo-resposta nas demandas de segurança pública relacionada à população campestre”, explicou o oficial.
Durante a instrução, os participantes tiveram contato com ferramentas tecnológicas de ponta utilizadas no policiamento rural, como sistemas de geolocalização, confecção de mapas digitais, cadastramento e monitoramento de propriedades rurais, além de técnicas de polícia de proximidade. A formação também incluiu uma atividade prática, que resultou no cadastramento de 18 propriedades nos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo.

Outro destaque foi a qualificação de quatro policiais militares para atuarem na Central de Atendimento e Monitoramento Rural, estrutura criada para receber e direcionar demandas vindas da zona rural, otimizando o tempo de resposta da PMPA e garantindo um atendimento mais ágil e eficiente ao homem e à mulher do campo.
Novo batalhão reforça presença da PM na Transamazônica
A realização da capacitação marca também um novo momento para a segurança pública na região: o curso foi sediado na nova estrutura do 52º BPM, entregue recentemente ao município de Altamira. O espaço conta com instalações adequadas ao efetivo, além de permitir melhor planejamento e execução das operações policiais.
Durante a entrega do batalhão, foi anunciada oficialmente a implantação do Batalhão Rural em Altamira, estratégia já aplicada com êxito em outras regiões do Estado. A nova unidade tem como missão pacificar áreas rurais, prevenir conflitos agrários, combater o tráfico de drogas e outras práticas criminosas no campo, fortalecendo a presença da PM nas áreas de difícil acesso.
“Vale ressaltar que Altamira é o município de maior extensão territorial do Brasil, possibilitando, com esse conhecimento, ter um controle maior da área rural, direcionando o policiamento e sendo mais efetivo e eficiente no atendimento das ocorrências policiais relacionadas à área rural dessa região, que englobam cerca de oito municípios com a sede do Batalhão em Altamira”, finalizou o coronel Guimarães.
Texto: Ronald Santos