Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Corpo de Bombeiro atua nas ações de conscientização ambiental na praia do Atalaia

Pontos de coleta de lixo, distribuição de sacolas são uma das atividades desenvolvidas pela instituição durante o veraneio em Salinas

Por Walena Lopes (SEGUP)
05/07/2025 16h00

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, juntamente com os demais órgãos de segurança do estado e município, desenvolvem ações de conscientização ambiental na praia do Atalaia em Salinópolis, nordeste paraense. Na manhã deste sábado, 05, os agentes distribuíram sacolas para armazenamento de lixo aos banhistas. A atividade visa a manutenção da limpeza na faixa de areia e o descarte consciente dos resíduos produzidos pelos banhistas a fim de evitar a poluição ambiental.

“O Corpo de Bombeiro, assim como a Defesa Civil atuam de forma muito importante durante o período do veraneio, pois são os agentes que estão mais próximos dos banhistas, não só no monitoramento e segurança deles, mas na orientação e conscientização para a preservação do meio ambiente, na identificação de crianças e nos atendimentos de urgência e emergência que possam surgir”, falou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

O comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Salinas, o tenente coronel Rodrigo Martins, destaca as ações que os agentes realizam na praia, e a parceria com a rede hoteleira, durante o mês de julho, no combate a poluição e degradação do meio ambiente.

“Aqui no município de Salinópolis, o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social em parceria com os órgãos municipais, associação comercial, a rede hoteleira do município, desenvolve um projeto intitulado “Farol Seguro: Iluminando o cuidado em Salinópolis”, tem várias vertentes para proteção de turistas, da comunidade local e de toda a população que vem conhecer o município. Uma dessas vertentes na praia é a da conceitização ambiental, onde todos os órgãos estão juntos para criar condições para a elaboração e o funcionamento de ecopontos. Esse projeto também abrange campanhas para que nós possamos ir aos veranistas, aos turistas orientando em relação ao nosso decreto, que tem também a proibição do uso de garrafas de vidro na praia e campanhas que têm também o viés de fazer com que a gente diminua a quantidade de resíduos sólidos na praia. Tudo para que os turista possam ter muito mais segurança, diminuindo o número de acidentes com objetos cortantes na praia”, pontuou o comandante do Grupamento do CBM, tenente coronel Rodrigo.

O advogado e Geólogo, Cícero Menezes, há anos curte o período de veraneio nas praia de Salinas e ressalta a importância da ação dos Bombeiros e a presença dos órgãos de segurança no combate a proteção do meio ambiente.

“Essa ação aqui é fundamental, é uma ação do Estado presente na vida da população e principalmente na praia na hora do lazer, para que possamos ajudar a preservar a natureza, evitando descartar vidros e outros materiais na areia. Sabemos também que é pra ter segurança, é preciso ter preciso respeitá-la. Eu por exemplo não bebo álcool, eu bebo cerveja sem álcool, para poder dirigir com segurança, e assim, tenho optado por latas, e com as sacolas que ganhamos dos bombeiros e as que já trouxemos de casa, armazenamos todo o lixo que produzimos. Então isso é muito importante para umas férias seguras para todos e uma praia limpa”, ressaltou.

Prevenção e Defesa Civil 

Presente nas ações integrada realizadas no município, as equipes da Coordenadoria de Defesa Civil, vinculada ao Corpo de Bombeiros, também estão atuando em conjunto na prevenção de acidentes, orientações aos banhistas, quanto a movimentação da maré e na identificação de crianças nas praias. 

O coordenador de Defesa Civil, o tenente BM Lacy Amâncio, ressalta o trabalho desenvolvido e a importância em orientar a todos para minimizar e evitar acidentes comuns que acontecem nesse período, nas praias e balneários.

“A Defesa Civil se faz presente, nessa ação integrada, trabalhando nas prevenções de grandes acidentes, na orientação aos banhistas e público que se faz presente aqui em Salinópolis, neste período. Nós também fazemos a identificação de crianças, pois existe um fluxo muito grande nesse período de férias e caso haja uma ocorrência de perda dessas crianças, elas possam ser encontradas e direcionadas aos seus responsáveis. Trabalhamos em conjunto com os guardavidas que estão na orla, propriamente dito, no serviço de busca, de resgate, de salvamento e sempre batendo muito forte nessa questão da prevenção. A prevenção é essencial para que nós não permitamos que o acidente venha a acontecer” disse o coordenador.

De férias com a família, o empresário Dinho Lima, foi um dos que contou com o serviço de identificação da filha na praia. O empresário comentou sobre o cuidado que as equipes de segurança estão tendo com as crianças, mas também na ordem da praia. “Acho muito válido esse trabalho de identificação de crianças, visto que, os pais podem se distrair e rapidamente as crianças se perdem, dessa forma, sabemos que elas serão identificadas e encontradas. Destacou também a presença do policiamento na praia e as ações realizadas para manter a tranquilidade aqui no Atalaia”, disse.