Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VERÃO 2025
English Version

Operação Verão 2025: forças de segurança têm ações integradas na Ilha de Mosqueiro

Gestores se reuniram no Centro Integrado Móvel para alinhar as ações que priorizam a prevenção com foco nas praias e balneários do distrito em Belém

Por André Macedo (SEGUP)
13/07/2025 07h56

“Operação Verão 2025” com as forças de segurança integradas segue no Distrito de Mosqueiro, em Belém. No Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) uma reunião operacional reuniu representantes de todos os órgãos de segurança com o objetivo principal de alinhar as ações desenvolvidas para garantir a segurança e o bem-estar dos veranistas durante este final de semana (dias 12 e 13 de julho), com foco nas praias e balneários da região. 

Entre as principais deliberações, destacam-se a intensificação do policiamento ostensivo, a organização do trânsito, o aumento da fiscalização de linhas cortantes com cerol e chilenas, a divulgação de informações sobre crianças desaparecidas na praia e a distribuição de materiais informativos sobre como identificar e denunciar casos de importunação sexual.

As ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) visam proporcionar um ambiente seguro e agradável para todos os que escolheram Mosqueiro para desfrutar das férias, com a colaboração de todos para um verão de paz e alegria.

Pela Segup, o coronel PM Geraldo Falcão destacou o desenvolvimento das ações neste sábado (12) e domingo (13).  "Estamos empenhados em garantir um verão seguro e tranquilo para todos que escolheram Mosqueiro como destino de férias. Nossa prioridade é a prevenção, e é por isso que reunimos todos os órgãos de segurança para coordenar nossas ações de forma integrada e eficiente. Contamos com a colaboração de todos para construirmos um verão de paz e alegria em Mosqueiro”, disse. 

Equipes especializadas

A Polícia Civil atua  com várias equipes especializadas além do reforço na própria seccional. Entre as especializadas estão a de Meio Ambiente (DEMAPA), Vulneráveis (DAV) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE). O objetivo é o de atender o público que procura a delegacia diuturnamente, como também para atender as demandas extras que o verão requer. 

Na coordenação da Operação Verão pela Polícia Civil, o delegado Dilermando Dantas destaca que a instituição tem trabalhado conjuntamente com os demais órgãos. 

“Além das nossas ações temos as operações integradas com a Polícia Científica, Detran, Guarda Municipal, Segbel, que são os agentes de trânsito. Também, com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar, todos de forma integrada. Estamos aqui para trabalhar para a sociedade, para deixar essa sociedade veranista muito mais tranquila e não ter problema na hora de estar na praia”, afirmou. 

Reforço no policiamento 

Com reforço de 200 militares, entre ordinário e reforço, a Polícia Militar atua nos três turnos na bucólica. O trabalho inicia pela manhã com o foco do policiamento nas áreas de banho e balneário, direcionado para prevenir práticas delituosas.

À tarde, a atribuição com maior ênfase é no sentido de apoio no trânsito aos órgãos municipais e estadual. Durante a noite, o policiamento volta-se para bares, locais similares e festas em ações de integração com a Polícia Civil, com o Bombeiro Militar e com demais órgãos de fiscalização. 

Neste final de semana, explica o subcomandante do 25° Batalhão, major Italo Augusto, a programação de trios elétricos recebe atenção especial. 

“Nós temos alguns eventos realizados aqui na ilha. São trios que fazem um divertimento a mais para o nosso banhista e isso permite que a gente possa também estar atuando ali, fazendo uma segurança direcionada para esses eventos para que o banhista não tenha dor de cabeça com eventuais situações criminosas”, pontuou.