Com apoio do Governo do Pará, Mangueirão reúne 1.500 atletas na corrida Cross Urbano
Competição nas dependências da arena estadual paraense, contou com a prova noturna em um percurso de 6km, a primeira do torneio nacional em 2025

O estádio Olímpico do Pará- Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, recebeu a segunda etapa do circuito de corridas Cross Urbano CAIXA, na noite do sábado (12). A competição inédita reuniu 1.500 competidores profissionais e amadores do atletismo para um percurso de 6km, com direito a uma prova noturna - a primeira de 2025 -, nas dependências da arena.

O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. A etapa de Belém contou com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Depois de chegar de forma inédita na capital paraense, agora o Cross Urbano CAIXA segue para Teresina (PI), para a terceira disputa da temporada - mais uma vez à noite -, no próximo sábado (19), no estádio Albertão.

O secretário da Seel, Cássio Andrade, ressaltou o evento realizado pela primeira vez na capital paraense e no Mangueirão. “Estamos felizes por esse momento lindo que foi essa corrida aqui no nosso novo Mangueirão. O Pará vem sendo palco de grandes eventos nacionais e internacionais, isso é gratificante para todos nós que trabalhamos em prol da valorização do esporte local”, disse o secretário Cássio Andrade.

O Cross Urbano CAIXA tem o trajeto em volta da estrutura do estádio: volta olímpica no gramado, no túnel de acesso dos ônibus, no anel interno - superior e inferior, nas rampas de acesso, no estacionamento, e ao redor da arena.

Prova inclusiva e democrática
Atletas e público elogiaram a competição e destacaram a experiência dentro do estádio à noite. Familiares e amigos, e o público, em geral, incentivaram os competidores, e consideraram a prova inclusiva, com oportunidades para todos.

Gloria Henriques, do Projeto Avante, participou junto com crianças paralímpicas. "Quero só agradecer. Muito obrigada por acreditarem que podemos fazer esse percurso, pela confiança no nosso trabalho. É sempre honroso e valoroso".

Freddy Carvalho, organizador do Cross Urbano CAIXA, destacou a prova como um todo. "Uma satisfação enorme. Sempre foi sonho do Cross Urbano CAIXA vir para o Mangueirão. Tenho certeza que para todos foi uma experiência inesquecível. Tivemos um super apoio aqui do Governo do Estado, da Secretaria de Esporte, para poder realizar um evento com excelência", destacou.

"Eu vejo a satisfação de todos e isso me alegra. Você poder participar de uma corrida dentro do coração de um estádio, nas arenas da Copa do Mundo. Só o Cross Urbano CAIXA e o Governo Federal conseguem oferecer. Foi maravilhoso. Tenho certeza que todos adoraram e ficaram encantados com essa corrida", completou Freddy.

Corrida dos estádios
Conhecido como corrida dos estádios, o Cross Urbano CAIXA foi lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil. E veio para fomentar o multiuso das arenas. Desde então, já foram 26 etapas pelos maiores estádios de futebol brasileiros. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.
Belém foi a primeira de um total de cinco corridas noturnas em 2025, movimentando a noite de sábado. A competição segue agora para Teresina (PI), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ). Completam o calendário duas provas diurnas – Guará (já realizada) e Campinas (SP).

Classificação da etapa
Geral Masculino
1. Daciano Atinho (20min07seg28)
2. Harrison de Souza (20min48seg69)
3. João Chaves (21min19seg53)
Geral Feminino
1. Rosangela Muniz (21min53seg42)
2. Estefany Ribeiro (24min06seg77)
3. Maria Eduarda Oliveira (24min38seg81)

Atletas paralímpicos:
1. Márcio Silva (28min06seg32)
2. Odinaldo Baena (33min04seg79)
3. Davi Moraes (35min17seg62)

Calendário 2025:
25/05 - Guará - Brasília (DF) - diurna - realizada
12/07 - Estádio Mangueirão - Belém (PA) - noturna - realizada
19/07 - Estádio Albertão - Teresina (PI) - noturna
10/08 - Estádio Moisés Lucarelli - Campinas (SP) - diurna
06/09 - Arena Castelão - Fortaleza (CE) - noturna
04/10 - Estádio Rei Pelé - Maceió (AL) - noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) - noturna.