Colônia de Férias fortalece ações de inclusão social na unidade ParáPaz Jurunas
Programas gratuitos de esporte, lazer e leitura atenderam diversas faixas etárias durante o recesso escolar

A Unidade de Inclusão Social Esportiva e Recreativa Espaços Abertos da Fundação ParáPaz, localizada no bairro do Jurunas, em Belém, promoveu entre os dias 1º e 15 de julho a segunda edição da sua Colônia de Férias. A iniciativa gratuita ampliou o atendimento habitual da unidade, com atividades voltadas a crianças, jovens, adultos e idosos durante o período de férias escolares.

Com o objetivo de fortalecer a inclusão social e proporcionar opções saudáveis de lazer, a programação incluiu aulas de ginástica, futebol, hidroginástica, jogos de salão, tabuleiros, tênis de mesa e leitura. Ao todo, foram registradas 288 participações nas aulas de ginástica e 189 no futebol. A hidroginástica foi realizada em parceria com a UsiPaz Jurunas, reforçando a integração entre os equipamentos sociais do Governo do Estado.
Integração comunitária e bem-estar
A colônia atendeu tanto os alunos das turmas regulares quanto o público em geral, o que contribuiu para ampliar o acesso da comunidade à estrutura da Fundação ParáPaz. Para Rosinei Moreira, participante há dois anos, a experiência foi positiva: “Esses dias foram muito bons porque não tive oportunidade de viajar e aqui eu pude fazer atividade física, socializar com minhas amigas. A professora fez exercícios muito bons, como pilates e alongamento. Tudo isso é um entretenimento que faz muito bem pra gente”.

O jovem Deivid dos Santos também aprovou a iniciativa: “O projeto é bom pra todas as idades. Tem aula de futebol, xadrez, funcional. Tem pessoas que estão sem fazer nada em casa e acabam sendo puxadas pra cá por alguém que já participou e ficam. Quem não teve condições de viajar nas férias veio pra cá. E no final todo mundo se diverte”.
Fomento à convivência e à educação pelo esporte
Segundo Carlos Valente, coordenador da unidade, a proposta buscou estimular a convivência entre diferentes faixas etárias e divulgar as ações realizadas ao longo do ano. “Foi um ganho enorme, tanto no aspecto físico quanto emocional. As crianças e adultos se envolveram, interagiram, praticaram esporte, riram, se divertiram. Garantimos um espaço seguro, com atividades educativas e de lazer para toda a comunidade”, destacou.
Continuidade das atividades
A expectativa é que a Colônia de Férias se consolide como parte fixa da programação anual da Fundação ParáPaz, intensificando as atividades especialmente durante os recessos escolares. As aulas regulares na Unidade do Jurunas já retornaram em seus horários habituais.