Graesp promove instrução de combate a incêndios florestais para o Corpo de Bombeiros
A iniciativa visa nivelar conhecimentos de 45 agentes sobre o uso de helicóptero no enfrentamento a crimes ambientais, em preparação à Operação Fênix

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) ministrou na sexta-feira (18) aula sobre combate a incêndios florestais com uso de helicóptero para a 40ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento – INC Florestal 2025, promovida pela Força Nacional para 45 alunos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). A instrução especializada é voltada às operações de combate a incêndios florestais com emprego de helicóptero, a fim de nivelar o conhecimento técnico dos participantes.
“Essa troca de informações entre os agentes de segurança fortalece as instituições, compartilhando conhecimento para que todos possam atuar nas suas frentes de ação com maior capacidade e segurança nas missões que cada órgão desenvolve para ajudar no combate aos crimes ambientais”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Participam do nivelamento 45 agentes do Corpo de Bombeiros Militar, que assistem a aulas sobre vários temas, incluindo segurança na aeronave, ZPH, POP, técnicas utilizadas nas missões ambientais, áreas de segurança e procedimentos, equipamentos e conduta operacional e segurança de voo, voltados à segurança em aeronaves.

Temas essenciais - As instruções são ministradas pelo tenente-coronel Leandro Tavares, que destaca a importância da formação e a participação do Graesp nas operações de combate aos crimes ambientais. “A instrução que estamos realizando no Graesp aborda temas essenciais para a segurança e eficiência das operações aéreas, com foco em aeronaves do tipo helicóptero AS350 Esquilo. Foram repassados conhecimentos sobre características técnicas da aeronave, riscos associados à operação com helicópteros, além de procedimentos seguros para embarque, entre outros temas pertinentes à operacionalidade da aeronave, bem como procedimentos operacionais para ações de segurança realizadas no combate a incêndios florestais”, disse o coordenador e orientador da formação.
A capacitação antecede o início da Operação Fênix, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar, e tem como objetivo prevenir e auxiliar no combate a incêndios florestais e ao desmatamento ilegal no Pará.
A instrução será concluída no domingo (20), marcando o encerramento da preparação para as ações desenvolvidas pela Operação Fênix.