Inteligência Artificial é tema das Aulas Abertas
Escola de Governança abre aulas online para qualificação de servidores públicos

A Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) mantém ações de ensino com temas variados durante todo o ano. A Inteligência Artificial (IA) é o conteúdo para o mês de agosto do programa Aulas Abertas, disponibilizado pela instituição, por meio do Laboratório de Inovação. Servidores interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo site da EGPA. Inicialmente serão ofertadas 250 vagas e as aulas estarão disponibilizadas na modalidade EAD.
A inteligência artificial está presente no dia a dia das pessoas, tornando o cotidiano mais prático e conectado. Para a gestão pública, ela apresenta inovação, eficiência e melhores resultados para a sociedade. Além disso, a IA permite que os gestores públicos identifiquem problemas, tendências e oportunidades de melhoria de maneira mais ágil, otimizando serviços essenciais, como saúde, educação, segurança e transporte.
Este mês, o programa Aulas Abertas vai trabalhar temas como "Ética e Inteligência Generativa na Educação Pública: Princípios e Desafios para uma Implementação Responsável", "Inteligência Artificial na Educação Pública: Uso Ético, Criativo e Formativo com Foco na Prática Docente" e "Inteligência Artificial para o Bem de Todos: O Plano Brasileiro de IA (2025-2028) e o Futuro da Gestão Pública".
A definição dos eixos temáticos e dos conteúdos procura promover a capacitação e o engajamento de servidores públicos e de cidadãos, em geral. Nas aulas abertas, são abordados temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, governança pública e modernização da gestão, o que contribui para o fortalecimento da administração pública estadual.
Segundo Helvio Arruda, diretor-geral da EGPA, o programa é uma oportunidade de capacitação. "As aulas abertas produzidas pelo Laboratório de Inovação e veiculadas, por meio da Plataforma de Educação a Distância da EGPA, buscam atingir e certificar servidores públicos estaduais e municipais nos 144 municípios do estado do Pará", disse ele.
Confira a programação:
Aula 1: Tema: Ética e Inteligência Generativa na Educação Pública: Princípios e Desafios para uma Implementação Responsável.
Dia: 04 de agosto (segunda-feira)
Horário: 16H
Aula 2: Tema: Inteligência Artificial na Educação Pública: Uso Ético, Criativo e Formativo com Foco na Prática Docente.
Dia: 05 de agosto (terça-feira)
Horário: 16H
Aula 3 (parte 1): Tema: Inteligência Artificial para o Bem de Todos: O Plano Brasileiro de IA (2025-2028) e o Futuro da Gestão Pública.
Dia: 06 de agosto (quarta-feira)
Horário: 16h
Aula 3 (parte 2): Tema: Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil: Impactos e Oportunidades para o Estado do Pará.
Dia: 07 de agosto (quinta-feira)
Horário: 16H
Aula 3 (parte 3): Tema: Sandboxes Regulatórios e Inteligência Artificial: Inovação com Responsabilidade no Setor Público.
Dia: 08 de agosto (sexta-feira)
Horário: 16H.