Com mais de 2.500 cirurgias, Centro Cirúrgico do HRPL se destaca em qualidade
Em Paragominas, unidade tem papel vital na oferta de serviços de média e alta complexidade com qualidade e proximidade à população
O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, exerce um papel fundamental no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Pará, ao oferecer serviços de média e alta complexidade com qualidade e proximidade à população. Somente no primeiro semestre de 2025, a unidade realizou 2.501 cirurgias, refletindo sua relevância na ampliação do acesso a procedimentos especializados e na redução da necessidade de deslocamentos para centros urbanos distantes.
Lucas Santos Negrão, coordenador de Enfermagem do Centro Cirúrgico e CME do Regional do Leste, explica que o Centro Cirúrgico do Hospital Regional do Leste do Pará vem desenvolvendo um trabalho pautado na excelência do cuidado ao paciente, humanização no atendimento e na segurança cirúrgica, consolidando-se como referência em boas práticas assistenciais na região.
“Nosso processo cirúrgico inicia com o bate mapa realizado no dia anterior, em conjunto com todas as unidades envolvidas, permitindo o alinhamento das equipes e a organização dos procedimentos, o que contribui diretamente para a redução de cancelamentos e aumento da segurança no agendamento”, pontuou.
O gestor acrescenta que, a cada procedimento, é feito o Protocolo de Cirurgia Segura que inclui:
• Identificação correta do paciente;
• Confirmação do procedimento e local da cirurgia;
• Checagem de materiais e equipamentos;
• Verificação de alergias e riscos específicos do paciente;
• Registro e confirmação de contagem de compressas e instrumentos;
• Comunicação eficaz entre os membros da equipe antes, durante e após o procedimento.
Lucas Santos Negrão destaca, ainda, que entre as ações implementadas, estão o monitoramento do bundle de prevenção de infecção de sítio cirúrgico, a manutenção de uma taxa de cancelamento cirúrgico abaixo da média de 3,83%, abaixo do considerável aceitável (5%), e a realização de cerca de 458 procedimentos por mês. Além disso, a parceria com o Central de Material e Esterilização (CME) resultou na criação de um catálogo de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), promovendo padronização e segurança. “Reuniões mensais da equipe e a aplicação eficaz do Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) também reforçam o compromisso da unidade com a melhoria contínua e o cuidado integral ao paciente”, finalizou.
A diretora assistencial do hospital, Karla Negrão, enfatiza que “manter uma média de cancelamentos cirúrgicos de apenas 3,83% posiciona o Centro Cirúrgico do Hospital Regional do Leste do Pará acima da maioria dos benchmarks nacionais e internacionais. Esse resultado reforça um diferencial significativo da unidade, refletindo a eficácia das políticas de planejamento, comunicação e segurança cirúrgica, fatores que, integrados de forma estratégica, ainda têm potencial para reduzir ainda mais essa taxa”, frisou.
Aprovação - Aos 32 anos, Maria Gonçalves foi internada no Hospital Regional do Leste para realizar uma cirurgia de vesícula (colecistectomia) e compartilhou sua experiência positiva como usuária do Centro Cirúrgico.
“Fui muito bem acolhida. O atendimento é excelente, e todos os profissionais me trataram com respeito e carinho. Isso fez toda a diferença. Estou satisfeita e me sinto segura com os cuidados que recebi”, afirmou a paciente.
Dados - O HRPL alcançou a marca de 163.145 atendimentos e procedimentos realizados no primeiro semestre de 2025.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.
Texto de Pedro Amorim