Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO AGRICULTOR FAMILIAR
English Version

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural realiza I Semana do Agricultor Familiar 

Durante a programação nos 144 municípios, foram entregues Cadastros Nacionais de Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Por Fabricio Nunes (SEPI)
25/07/2025 08h35

Para celebrar a diversidade e a valorização de quem produz no campo, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural promoveu a Semana do Agricultor Familiar em todos os 144 municípios paraenses. O evento foi organizado pelas 12 regionais da Emater e seus respectivos escritórios locais.

A Semana do Agricultor Familiar é realizada em alusão ao Dia Internacional da Agricultura Familiar, comemorado nesta sexta-feira (25). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Nos últimos dias, foram realizados encontros, rodas de conversa e atividades em campo com a participação de técnicos da Emater, agricultores, juventudes rurais, lideranças comunitárias, escolas e instituições parceiras. 

Durante a programação, foram entregues Cadastros Nacionais de Agricultura Familiar (CAF), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e realizadas palestras sobre créditos rurais, como o Plano Safra 2025/2026. Também houve reuniões e oficinas sobre diversos temas, plantação de mudas, assinaturas de projetos financiamentos para investimentos para agricultores familiares, registro de Selo do Produtos Artesanais, entre outras atividades.

Marineide Pereira aproveitou a oportunidade para levar banana, maçã, banana, couve, entre outros produtos que ela produz. Ela participou da 1ª Feira das Mulheres do Campo no Município de Trairão, evento piloto dentro da programação da I Semana da Agricultura Familiar. A Feira quis chamar atenção dos moradores da região e pretende ser realizada a cada 15 dias e expande a opção de comercialização dos produtos da agricultura familiar, como ferramenta de empoderamento feminino e igualdade de gênero.

“Foi bom para nós agricultores essa organização da Emater, na Semana do Agricultor Familiar, assim como o apoio nesse dia, promovendo esse evento. Pude trazer diversos produtos na feira”, disse Marineide.

Paulo Renan, produtor de cacau na Região do Xingu, disse que a programação promovida pela Emater foi gratificante e ampliou o aprendizado ao homem do campo. “Para nós, é importante trazer essas rodas de conversas para aprendermos mais sobre a agricultura familiar rural. Eu agradeço a Emater pelo apoio, que nos ajuda a expandir os nossos trabalhos em alta escala”, afirmou.

No dia a dia, a Emater promove a assistência técnica com visitas técnicas, levando acesso ao crédito rural e ferramentas para que aperfeiçoem suas técnicas de práticas sustentáveis. A iniciativa reconhece e valoriza a agricultura familiar como eixo central da segurança alimentar, do desenvolvimento rural sustentável e da preservação dos saberes e culturas tradicionais. 

Reconhecimento e dedicação - Camila Salim, engenheira ambiental da Emater,  reforça que eventos como esse são importantes para reconhecer o papel do agricultor no nosso cotidiano, que muitas vezes não é lembrado pelo tamanho da importância que tem. 

“Eles que alimentam as nossas famílias, sustentam a economia, cuidam das nossas terras com amor e dedicação. Ser agricultor também é celebrar a diversidade, porque a agricultura envolve não só a produção de alimentos, mas também a tradição, identidade e eles representam um profundo respeito pela natureza e com as comunidades”, afirmou.

Para Cristiane Corrêa, coordenadora técnica estadual da Emater, o sentimento de atuar em benefício do pequeno agricultor é de grande satisfação e orgulho. “Nós vemos as famílias do nosso estado tendo as vidas sendo transformadas através do nosso trabalho, fortalecendo suas produções, garantindo maior estrutura econômica, possibilitando estudos aos filhos, construindo suas casas. E além disso, ainda colocam o alimento de qualidade na mesa do paraense”, disse.

O compromisso do Governo do Pará, por meio da Emater, em transformar as vidas do pequeno agricultor é um dos principais objetivos de quem atua diretamente no campo e sabe onde e como os benefícios devem chegar. Com investimento e dedicação com as famílias atuantes em todos os 144 municípios. 

“A Emater Pará gerou mais de dois milhões de reais, somente este ano, para fortalecimento da agricultura familiar. É uma satisfação muito grande vendo eles tendo sua autonomia financeira, com os próprios negócios, na comercialização municipal, estadual, nacional e até internacional, e estamos presentes nessa evolução, porque o nosso investimento é com ações e recursos para fortalecer o pequeno agricultor, para que ele aumente sua produção e a renda familiar”, ressaltou a coordenadora técnica.