Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital da Transamazônica inicia série de capacitações em atendimento humanizado

Unidade adota procedimentos da recepção do paciente à alta hospitalar

Por Ascom (Governo do Pará)
25/07/2025 11h19

Ser referência não apenas no atendimento, mas no acolhimento. Essa é uma das missões do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT). Localizada em Altamira, sudoeste do Pará, a unidade atualizou recentemente os dados de satisfação de pacientes e acompanhantes, e se mantém com mais de 99% de aprovação, o que garante o título de excelência, reconhecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Para manter o alto nível de atendimentos, o hospital investe na formação contínua de colaboradores. O HRPT tem mais de 20 comissões internas, como as de Humanização e Qualidade, além do Núcleo de Educação Permanente (NEP). Esses setores são os responsáveis por desenvolver ações para aprimorar os serviços. Uma das atividades, realizada na manhã de quinta-feira, 24, foi o workshop Liderança com Propósito, que reuniu 40 colaboradores responsáveis por setores diferentes do hospital.

Carla Santiago, enfermeira do NEP, explica que com os investimentos em qualificação constante, o hospital consegue direcionar melhor seus serviços, beneficiando o usuário e o colaborador. “O objetivo é qualificar por meio de cursos, palestras, aulas práticas e treinamentos”. Carla também pontua que com a capacitação contínua “é possível abranger desde os colaboradores da ponta até as lideranças”.

O esforço e a dedicação são retribuídos por quem busca atendimento, como Kellyane Rocha. A jovem tem neoplasia pulmonar, quadro que se apresenta com o crescimento anormal de células. A moradora de Vitória do Xingu, município vizinho a Altamira, descobriu a doença no HRPT, onde faz tratamento. “Quando preciso vir ao hospital sou bem atendida”, elogia.

Na opinião de José Moura, ao chegar ao hospital o usuário se depara com “uma experiência muito boa, de boa impressão”, comenta o agricultor sobre o atendimento que recebe quando precisa passar por exames. Giselma Lima, acompanhante de José, conta que a atenção humanizada oferecida no HRPT faz com que “a gente saia falando daqui melhor do que já estamos falando”.

O workshop da quinta-feira é o primeiro de uma série planejada pelo Regional da Transamazônica para as próximas semanas. O diretor administrativo, Fillipe Okada, explica que serão “oito treinamentos voltados para a capacitação de toda a liderança do hospital. O projeto abrange nosso PDL (Programa de Desenvolvimento de Líderes).

Os treinamentos contemplam temas como Liderança, Gestão de Conflitos, Comunicação, Escuta Ativa, Feedback, Inteligência Emocional, Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade, entre outros”. Os cursos e palestras são desenvolvidos por profissionais de RH, psicologia e especialistas em diversas áreas.

Jéssica Alencar, psicóloga organizacional de Recursos Humanos, setor responsável pela primeira palestra, observa que o principal objetivo do projeto é garantir que quem está no comando de uma equipe aprimore as técnicas de liderança, sempre com foco no bem-estar dos colaboradores e na troca mútua entre os setores. “Gerir uma equipe, na maioria das vezes grande, é difícil. A gente quer com isso abrir a mente alinhado aos nossos valores, à nossa missão, dentro do planejamento”.

“Ter um líder preparado é garantia de conseguir desenvolver a equipe. A gente visa que os gestores tenham visão inovadora, com visões eficientes e eficazes, quando existirem problemáticas, para que as coisas se alinhem dentro do que no instituto”, finaliza.

Texto de Rômulo D'Castro