Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

Iasep promove ações para prevenir o câncer de mama

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/10/2017 00h00

No período de 24 a 27 de outubro, o Instituto de Assistência dos Servidores do Pará (Iasep) realizará uma programação especial em alusão à campanha Outubro Rosa, com o tema “Câncer: é possível vencer. É importante prevenir”. Durante uma semana, o Instituto realizará palestras e distribuição de informativos na Unidade localizada na Avenida Gentil Bittencourt, que recebeu iluminação rosa, no início do mês, como forma de incentivar o combate e a prevenção ao câncer de mama.

“É fundamental alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer. É possível vencer essa doença, mostrando que os tratamentos são muito mais eficazes se os sinais forem identificados em sua fase inicial”, afirma a presidente do Iasep, Iris Gama.

Voltada para as seguradas e servidoras do Iasep, a campanha envolve a distribuição de folder alertando para os sintomas e fatores de risco do câncer de mama e de útero. O impresso, baseado em informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estará disponível no site do Iasep no início da programação.

As ações da campanha Outubro Rosa no Iasep começarão na manhã do dia 24 (terça-feira), às 9h, com a entrega de folders e laçarotes rosa, e o convite para as palestras dos dias 25 e 26. No dia 25 (quarta-feira), às 9h30, a mastologista Cláudia Valeria, do Hospital Ophir Loyola, fará uma palestra sobre o tema “Prevenção do CA de mama”. Na mesma manhã, a segurada do Iasep Iraneide Benigno dará um testemunho sobre o tratamento de câncer. No dia 26, às 10 h, a enfermeira Alaine Araújo, da Coordenadoria de Gestão em Saúde do Iasep, fará palestra sob o tema “Prevenção do CA de mama e colo do útero”.

Dúvidas – Apesar das diversas atividades e ações alusivas ao “Outubro Rosa”, a maioria das mulheres ainda tem dúvidas sobre o câncer. Na internet, por exemplo, é comum a divulgação de “dicas” de saúde que não têm nenhuma comprovação. Uma delas aponta como causas do câncer de mama o uso frequente de sutiãs, exposição dos seios ao sol e uso de desodorantes. “Essas informações são incorretas”, garante a coordenadora estadual da Saúde da Mulher, Gabriela Góes. Ela alerta para a necessidade de se buscar informações verídicas, e aconselha a utilização de fontes especializadas, como o site do Inca.

De acordo com o folder informativo do Iasep, o câncer de mama tem como sintomas mais comuns o surgimento de nódulos (caroços), que geralmente são duros e indolores; inchaço, vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele da mama, e ainda alterações no bico do peito (mamilo). 

Sobre o câncer de colo do útero, o material adverte para os seguintes sintomas: corrimento escuro ou sangramento após a relação sexual; dor contínua na região pélvica e dores persistentes nas costas. No estágio avançado da doença, a mulher pode perceber dor ou dificuldade para urinar; presença de sangue na urina e/ou nas fezes, e dificuldade persistente para evacuar.  

Serviço: A campanha Outubro Rosa será realizada de 24 a 27 de outubro, a partir das 9h, na Central dos Segurados do Iasep, localizada na Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175, Bairro de São Braz. Mais informações pelos telefones (91)  3366-6106 / 3366-6112.