Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO
English Version

Adepará encerra ação nas praias sobre meio ambiente e saúde humana e animal

Pelo 3º ano, a Agência de Defesa Agropecuária participa da Operação Verão de forma integrada com órgãos de segurança pública, orientando veranistas sobre gripe aviária

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
28/07/2025 15h16

O circuito educativo da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que integra as ações da Operação Verão 2025, executada pelo Governo do Pará, encerrou no final de semana ações preventivas nos destinos mais procurados pelos paraenses durante o mês de julho. Fiscais e agentes agropecuários da Adepará estiveram na Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém), onde percorreram as praias do Chapéu Virado, Farol, Marahú e Paraíso, abordando em torno de 1.500 pessoas sobre zoonoses, como a gripe aviária, e a importância do consumo de produtos inspecionados.

Veterinárias da Adepará nas ações integradas das forças de segurança

Na Praça Matriz da Vila, onde ocorreu a IV Feira Literária de Mosqueiro, a ação de educação sanitária foi direcionada a cerca de 40 alunos do Ensino Fundamental da Escola Arlindo Gomes, primeira escola de educação quilombola de Belém, que fica na comunidade Sucurijuquara, na Baía do Sol. Os estudantes receberam panfletos educativos e ouviram atentos às explicações dos veterinários da Adepará.

Ao final da atividade, os alunos responderam a perguntas sobre o que foi abordado e receberam materiais de divulgação da ação, como bonés, garrafas reutilizáveis e sacolas para armazenar corretamente o lixo.

Ações na Praia do Atalaia

Para a professora Suely Costa, uma das acompanhantes do grupo de estudantes, essas ações contribuem para disseminar informações importantes para as comunidades do distrito de Mosqueiro. “Todo assunto que traz a importância da saúde, a gente precisa veicular. Então, já que a escola é um campo de aprendizado, de conhecimento, nada melhor do que a gente repassar essas informações para nossos alunos. Com certeza, vai disseminar nas famílias e nas comunidades. É preciso ter muito mais momentos de sensibilização sobre os assuntos importantes para a sociedade porque assim eles começam realmente a entender o que é, como prevenir e perceber algum indício de que alguma dessas doenças acometem os animais que eles criam nos seus quintais”, informou.

Nas praias oceânicas - Em Salinópolis, as equipes atuaram em comboio com os demais órgãos de segurança pública na Praia do Atalaia, em Salinópolis. Na abordagem conjunta, frequentadores e trabalhadores da praia foram orientados quanto aos cuidados preventivos sobre a gripe aviária. 

Na Praia do Farol houve distribuição de material educativo

As ações educativas também ocorreram na cidade, onde comerciantes, pescadores e visitantes receberam orientações sobre a doença, bem como sobre a identificação dos selos sanitários nos produtos de origem animal e vegetal. Como estratégia dessas atividades educativas, além das informações técnicas prestadas à comunidade foram distribuídos materiais educativos.

“Um trabalho como o que fizemos nas praias reafirma que a parceria entre demais órgãos do Estado proporciona que o papel da educação sanitária alcance, mais prontamente, o nosso público-alvo”, disse Eloísa do Amparo, médica veterinária que coordenou as ações educativas  em Salinópolis.

Ação integrada com bombeiros militares em Soure

Parceria - No Arquipélago do Marajó, no último final de semana, as ações de prevenção à gripe aviária ocorreram novamente em Soure. Na Praia do Pesqueiro, uma das mais visitadas da região, as equipes atuaram em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar. Na Praia do Céu, onde há uma vila de pescadores com arquitetura singular, os banhistas também receberam orientação dos fiscais sobre a zoonose.

De acordo com o gerente regional em exercício da Adepará em Soure, Olivar Valente, a ação foi muito positiva, demonstrando que a difusão de informações sobre defesa agropecuária contribui para fortalecer a prevenção de doenças que impactam a economia do Estado. “Tivemos um balanço positivo na Operação Verão 2025 em nossa regional, com mais de 1.000 pessoas sensibilizadas sobre a Influenza aviária durante os quatro finais de semana do mês de julho. Nossas atividades foram realizadas em sete praias, participamos de dois festivais e fizemos diversas parcerias com instituições municipais e estaduais, fortalecendo o trabalho do governo do Pará na região”, disse o gerente.

Realizado em parceria com outros órgãos estaduais, este ano a ação de verão da Agência foi realizada em sete municípios, envolvendo 50 servidores, 12 veículos e um público estimado em mais de 15 mil pessoas.

Orientação para alunos de escola quilombola

Integração - Para o gerente de Educação Sanitária da Adepará, Carlos Alexandre Mendes, as ações educativas que a Agência vem realizando nas praias há três anos faz a conexão entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente.

“Foi mais um verão com a presença da Adepará, onde realizamos atividades educativas essenciais, tanto para quem frequenta as praias no mês de julho como para quem trabalha nesses locais durante esse período de grande fluxo de pessoas. Nós levamos essa informação ao público sobre como identificar os sintomas da gripe aviária e prevenir a doença, uma zoonose que pode ser transmitida ao homem e afetar a produção avícola, impactando a economia do Estado. Além disso, destacamos também a inspeção de produtos de origem animal e vegetal, com a identificação dos selos de inspeção que garantem que os produtos são seguros para o consumo”, destacou Carlos Alexandre Mendes.