Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

Governo do Pará incentiva prática de esportes adaptados para pessoas com deficiência

Usuários do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação participam da natação, vôlei de piscina, judô, bocha e basquete. Unidade é referência em assistência para pessoas com deficiência visual, física, auditiva e intelectual.

Por Giovanna Abreu (SECOM)
30/07/2025 08h00
Educador físico, Danilo Rodrigues e Alesson Ribeiro, que tem paralisia cerebral e pratica a modalidade esportiva Bocha no CIIR

Natação, vôlei de piscina, judô, bocha e basquete estão entre as modalidades esportivas adaptadas disponíveis para usuários do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, unidade do governo do Estado destinada a fortalecer a reabilitação de Pessoas com Deficiência (PcDs) atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades terapêuticas são conduzidas por profissionais do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), que integra a estrutura do CIIR.

Alesson Ribeiro na sala onde se exercita no CIIR para desenvolver a musculatura e o equilíbrio corporal

Alesson Ribeiro, 35 anos, usuário com paralisia cerebral, é um dos 40 participantes das turmas de esportes adaptados. Há dois anos, os profissionais do CIIR encontraram na bocha uma oportunidade de estimular o tônus muscular, o equilíbrio corporal, o controle de tronco, a coordenação motora e a noção espacial de Alesson.

“É muito gratificante para mim ter atendimento aqui. Eu uso os equipamentos, mas também faço as atividades em casa para melhorar cada dia mais. Com a ajuda da minha mãe e desses profissionais excelentes que me acompanham já tive muitos avanços. Eu adoro a bocha. A equipe e os outros usuários se tornam a nossa família”, conta Alesson, que já foi atendido no Setor de Fisioterapia, tem acompanhamento da equipe de Educação Física e utiliza uma órtese em membros inferiores, fornecida pelo CIIR. 

Potencial - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade para pessoas com deficiência visual, física, auditiva e intelectual.

Mônica Santiago, coordenadora em exercício do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), que integra a estrutura do CIIR

A enfermeira Mônica Santiago, coordenadora em exercício do CER IV, ressalta que a equipe busca fortalecer o entendimento de que as condições individuais dos usuários não os impedem de praticar esportes de forma prazerosa, reforçando que todos têm potencial para participar ativamente de várias atividades.

“Contamos com uma equipe multidisciplinar, com apoio dos setores de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia e hidroterapia, para garantir mais saúde e qualidade de vida aos nossos usuários. Eles têm um sentimento de pertencimento com os vínculos formados no CIIR, e são estimulados a realizar, cada vez mais, as atividades do cotidiano”, destaca a enfermeira.

Professor Danilo Rodrigues, do CIIR, destaca que o trabalho desenvolvido reúne fatores cognitivos e sociais

Danilo Rodrigues, profissional de Educação Física,  explica que cada usuário passa por avaliação para entender as demandas de forma personalizada e, a partir deste processo, há uma seleção entre as modalidades de acordo com a particularidade de cada um. “Nós trabalhamos tanto os aspectos sociais e cognitivos, como os físicos e emocionais dos usuários. O nosso principal objetivo no Centro é melhorar a capacidade funcional dos nossos usuários, e o esporte adaptado ajuda nesse processo de reabilitação. Contamos com um espaço bem estruturado, e buscamos trabalhar de forma lúdica para proporcionar ganhos ao corpo e à mente deles”, enfatiza o profissional.

Centro Integrado: referência em assistência de média e alta complexidade para pessoas com deficiência

Acesso - Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro Integrado por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação pertence à rede pública de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000, Bairro Val de Cans, em Belém. Fone: (91) 4042-2157 / 2158 / 2159.