Obras de unidades habitacionais na Terra Firme, em Belém, alcançam 97% de conclusão
Governador acompanhou os trabalhos que vão beneficiar 400 famílias, com casa própria, em um investimento gratuito para moradia segura e confortável
Por Gustavo Pêna (SEOP)
08/08/2025 12h41
O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhou, na manhã desta sexta-feira (8), a reta final da obra de construção dos 25 blocos de unidades habitacionais na área do antigo Curtume de Santo Antônio, no Bairro da Terra Firme, em Belém. Ao todo, 400 famílias paraenses serão beneficiadas gratuitamente em mais um investimento do Governo do Pará voltado à garantia de moradia segura e confortável, resultando em estabilidade e bem-estar social.
“Chegamos a 97% das obras prontas, com previsão de entrega em setembro. São apartamentos que serão destinados às famílias que viveram nesse terreno e para aquelas que estavam morando perto do Canal do Tucunduba e com as obras de macrodrenagem tiveram que ser remanejadas", destacou o governador Helder Barbalho.
Ele acrescentou: "Todos os apartamentos serão entregues gratuitamente a essas pessoas, sem necessidade de pagamento de prestação. É o Governo do Pará, junto com a Prefeitura de Belém, cumprindo a missão de trabalhar com justiça social, cuidando daqueles que mais precisam”.
O governador Helder Barbalho esteve acompanhado da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; do prefeito de Belém, Igor Normando; e de vereadores da capital. Igor Normando observou a importância da obra, que já garantiu a geração de cerca de 350 empregos diretos.
“Essa obra é fundamental, resgata um compromisso histórico do Governo do Pará com a população, entendendo que o segmento habitacional é uma das prioridades. Muitas dessas famílias viviam às margens do Rio Tucunduba, que foi canalizado, drenado, um dos maiores investimentos em macrodrenagem da história de Belém. O governador Helder Barbalho conseguiu retomar a obra e partir de setembro essas famílias vão ter um lar para viver”, disse o prefeito Igor Normando.
Cada bloco residencial contará com 16 apartamentos, em quatro pavimentos, além dos equipamentos comunitários, como quadra de esportes e playground. O apartamento terá quase 40 metros quadrados, incluindo sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço, banheiro e dois quartos. Das 400 unidades habitacionais, parte é destinada a Pessoas com Deficiência (PcDs).
Por meio da Secretaria de Estados de Obras Públicas (Seop), os trabalhos nos blocos estão quase todos com a etapa estrutural concluída, na fase de acabamento interno, com o assentamento de revestimento de piso e parede, e instalações hidráulica e elétrica. O investimento do Tesouro estadual é de cerca de R$ 90 milhões.
Qualidade de vida – A construção faz parte do Projeto de Saneamento Integrado da Bacia do Tucunduba, que desde 2019 garante mais infraestrutura à população dos bairros de Belém.
Para a construção das unidades habitacionais, o projeto contempla a recuperação estrutural, execução de fundação e estrutura, cobertura, instalação de esquadrias, revestimento cerâmico, piso cerâmico, pinturas internas e externas, instalações elétricas e hidráulicas, execução de rede de prevenção e combate a incêndio e SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), além da infraestrutura externa, que contará com a construção de reservatório elevado, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto, rede de drenagem pluvial e urbanização.