Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

Cirurgia de alta complexidade realizada no Hospital da Mulher devolve movimentos a paciente

Em Belém, a unidade da rede pública estadual de saúde realizou o procedimento complexo em uma paciente encaminhada do município de Abel Figueiredo

Por Helen Alves (HMPA)
08/08/2025 18h26

“Eu fui muito bem atendida, todos me acolheram, me deram atenção. Fico feliz porque já vejo mudança depois da cirurgia. Consigo fazer movimentos que já não conseguia mais fazer com meu braço”, conta a autônoma Anair Pereira, moradora do município de Abel Figueiredo, no sudeste paraense, encaminhada para realizar a neurocirurgia no Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém.

Há oito meses, ela convivia com dores, inchaços e lesões nos nervos em um dos braços e uma das mãos, o que a impedia de fazer suas atividades. Foram solicitados exames para agendar a neurocirurgia.

Segundo o cirurgião Antônio Carlos Corrêa, o quadro clínico comprometia a função motora com paralisia da mão, braço e ombro esquerdo, em decorrência de lesão no conjunto de nervos que partem da coluna e se estendem aos músculos do ombro, braço e mão. Quando não funcionam de modo adequado, ocorre a perda da sensibilidade e a força nos braços, podendo levar à paralisia. Nesse caso, a indicação foi uma cirurgia de alta complexidade.

“Foi realizada ‘neurólise infraclavicular do plexo braquial’ e ‘transposição  do nervo supinador’. A técnica consiste em abrir a região do ombro e, através  de microcirurgia, remover aderências e cicatrizes (fibroses) que comprimam os nervos, levando ao seu mal funcionamento. Como a fraqueza na mão era severa, também foi necessária a transposição de nervo, que consiste em pegar um nervo funcional e suturar em um nervo doente, para o nervo doente recuperar sua função”, esclareceu o médico.

Resultado - O especialista também ressaltou que os resultados são positivos. “Ela não mexia a mão e nem o braço, e estava deprimida por isso. Agora, ela consegue fazer alguns movimentos observados na segunda avaliação pós-operatória. O resultado tende a ser melhor ao longo do tempo, pois os resultados adicionais da transposição de nervo podem aparecer gradualmente. Ao término do período de recuperação, poderá prover seu sustento novamente”, avaliou.

A cirurgia foi um marco para a paciente, que mantém o acompanhamento periódico no Hospital. “Eu estou me recuperando muito bem. Não sinto mais as dores de antes. A mão está voltando a movimentar calmamente, até porque a cirurgia foi muito grande, tem que cicatrizar. Eu acredito primeiramente em Deus, e depois no procedimento que foi feito nesse Hospital com os profissionais de excelente qualidade. Acredito que tudo vai voltar ao normal. Fico muito satisfeita, contente, porque a gente vê o resultado e a dedicação dos profissionais desse Hospital”, afirmou Anair.

Referência - O Hospital da Mulher do Pará foi entregue em 8 de março deste ano, e conta com 11 pavimentos e 120 leitos, dos quais 100 são destinados à internação e 20 à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Entre os serviços oferecidos destacam-se a urgência e emergência ginecológica, e o atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e sexual. Funcionam os ambulatórios de endometriose, fibromialgia e gigantomastia, além de consultas de uma equipe multiprofissional com fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e assistente social.

A estrutura inclui serviços em ginecologia, cardiologia, mastologia, urologia, ortopedia, proctologia, cirurgia geral, vascular, urológica e neurológica, e fisiatria para tratamento da dor. O bloco cirúrgico é equipado com quatro salas, equipadas com mesas cirúrgicas radiotransparentes, essenciais para procedimentos complexos.

A unidade oferece ainda exames laboratoriais e de imagem, como mamografias, ressonâncias magnéticas, tomografias e densitometria óssea, a fim de garantir um diagnóstico preciso e rápido, essencial ao tratamento eficaz das pacientes. Em cinco meses de funcionamento, foram realizadas cerca de 20 mil consultas especializadas, mais de 100 mil exames laboratoriais e de imagem e mais de 2,6 mil cirurgias.

O HMPA reforça que procedimentos como este fazem parte do compromisso da unidade em oferecer atendimento especializado e de alta complexidade, com ênfase na reabilitação e na qualidade de vida das pacientes.

Serviço: Para ter acesso a exames e consultas no Hospital da Mulher do Pará, a paciente deve inicialmente buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em unidade de saúde no município onde reside ou região mais próxima, ou ainda conseguir encaminhamento médico nas Usinas da Paz. O Hospital da Mulher do Pará está localizado na Avenida Gentil Bittencourt, n° 2175, Bairro de São Brás.