Governo do Estado entrega 'Benefício Eventual' para 10 famílias em Belém
O "Benefício Eventual" é concedido por cerca de três meses, no valor equivalente a um salário mínimo mensal.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), entregou nesta segunda-feira (11), para 10 famílias em Belém o 'Benefício Eventual', garantindo o apoio imediato às vítimas em situação de vulnerabilidade, após casos de sinistros ocorridos na capital, como incêndios. A entrega das ordens bancárias foi realizada na sede da Seaster, no bairro de Nazaré, em Belém, pelo titular da pasta, Inocêncio Gasparim, juntamente com a equipe da Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza (DRCCP).
"A minha casa sofreu um incêndio há 50 dias, e esse benefício vai me ajudar a terminar de reformá-la. Será um empurrãozinho para que eu continue a minha vida, pois, felizmente, não foi perda total. Meu psicológico também foi muito afetado, mas, graças ao Governo do Estado, estou melhorando com mais esta ajuda e aos poucos, seguindo em frente por conta dos benefícios”, disse a designer de sobrancelhas, Diana da Costa.
Os Benefícios Eventuais são previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e ofertados às pessoas que não possuem algum meio de enfrentar, por conta própria, situações adversas como nascimento, morte, vulnerabilidade temporária ou calamidade pública — circunstâncias que comprometam a manutenção da vida com dignidade. O 'Benefício Eventual' é concedido por cerca de três meses, no valor equivalente a um salário mínimo mensal.
"Perdi a minha casa em um incêndio. Tudo o que conquistamos se vai em um piscar de olhos por causa do fogo. Esse benefício vai me auxiliar a comprar meu guarda-roupa, minha cama e o restante. Veio na hora exata essa ajuda dada pelo Governo do Estado”, disse o autônomo, Álvaro Yuri.
Dados - Em 2024, o Governo do Estado do Pará destinou mais de R$ 238 mil em benefícios para famílias vítimas de sinistros em todo o Estado. Desse total, aproximadamente R$ 74 mil foram disponibilizados às famílias residentes na Região Metropolitana de Belém (RMB).
Esta ação compõe a política pública de proteção social executada pelo Governo do Estado, por meio da Seaster, que atua na garantia de direitos e no enfrentamento de situações emergenciais em todo o Pará. Com o objetivo de promover mais dignidade, segurança de renda para um recomeço às famílias em vulnerabilidade, o Governo do Pará reafirma o seu compromisso, para com uma assistência social sempre mais humanizada, eficiente e presente.
"Seguimos comprometidos com a nossa população, priorizando aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O benefício eventual é uma garantia para que estas famílias afetadas por estas situações emergenciais tenham a sua chance de recomeçar com mais dignidade. O papel do Estado é justamente este: ofertar o suporte necessário a todos que precisam e oferecer condições adequadas, para que estas dificuldades sejam superadas em um curto tempo", ressaltou Inocêncio Gasparim.