Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIDORES - CAPACITAÇÃO
English Version

Servidores municipais e estaduais do Pará já podem se inscrever para o curso de Graduação para Tecnólogo em Gestão Pública

A iniciativa visa o aprimoramento profissional e fortalecimento da gestão pública estadual. Inscrições do curso na modalidade presencial irão até o dia 08 de setembro.

Por Angélica Corrêa (EGPA)
11/08/2025 19h11

O Governo do Estado do Pará, por meio da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) iniciou nesta segunda-feira (11), exclusivamente no site da EGPA, as inscrições para o curso de graduação em Tecnólogo em Gestão Pública. A ação, inédita na história da instituição, terá ao total 100 vagas divididas em duas turmas (vespertino) com data de início para o primeiro e segundo semestres de 2026.

 O curso tem como objetivo capacitar profissionais servidores públicos para atuarem na administração pública, promovendo uma gestão mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da sociedade, assim como desenvolvendo habilidades essenciais para a melhoria dos serviços públicos.

Os requisitos de participação são: ser servidor público efetivo estadual ou municipal, possuir comprovação de vínculo efetivo com órgão ou entidade da Administração Pública direta, ou indireta, estadual ou municipal. Aos servidores municipais, serão aceitas apenas inscrições de municípios que possuem Acordo de Cooperação Técnica (ACT) vigente com a EGPA, o que pode ser verificado no site da instituição. O interessado deve estar em exercício regular de suas funções, ter escolaridade mínima, ter tempo mínimo de serviço de um ano e a aprovação da chefia imediata. As vagas neste processo seletivo serão distribuídas em três categorias: servidor público municipal, pessoa com deficiência e servidor público estadual.

De acordo com Helvio Arruda, diretor-geral da EGPA o curso é inédito na história da instituição. "O curso superior de Graduação Tecnológica em Gestão Pública vem ao encontro de uma demanda reprimida que já contabiliza 20 anos, ou seja, este será o primeiro Curso Superior ofertado pela Escola de Governança Pública aos servidores efetivos de nosso estado", explica o diretor.

O Processo Seletivo Simplificado será em três fases:

  • Primeira fase: inscrição, a escolha de cotas conforme as Políticas de Ação Afirmativas e confirmação da inscrição;
  • Segunda fase: análise de currículo e do histórico do ensino médio ou equivalente;
  • Terceira fase: avaliação dos documentos de habilitação do candidato para pré-matrícula, analisando a documentação submetida à política afirmativa;
  • O Processo Seletivo Simplificado será coordenado pela Diretoria do Instituto de Formação Profissional e Superior (Diseg) e pela Coordenação do Centro de Graduação e Cursos Profissionalizantes (CGP).