Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Representante do Ministério Público é empossado no Conselho de Segurança

Também houve reconhecimento aos cinco policiais militares que criaram um aplicativo para facilitar o cuidado com a saúde mental dos agentes públicos, o 'Ajuda+'

Por Walena Lopes (SEGUP)
14/08/2025 13h50

Durante a 394ª reunião ordinária do Conselho de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Consep) foi empossado o novo conselheiro-suplente, representante do Ministério Público do Pará, José Maria Gomes. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (14), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em Belém.

Secretário Ualame Machado, presidente do Consep, e o novo conselheiro José Maria Gomes

O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho, Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, que destacou a contribuição do novo conselheiro para o colegiado, especialmente na formação da comissão para grandes eventos no Pará, a exemplo do campeonato paraense de futebol.

“É com satisfação que empossamos, mais uma vez, o conselheiro que em outras oportunidades já contribuiu para esse Conselho, em especial em uma comissão na qual até hoje ele trabalha, a das torcidas, que acabou se estendendo para a Comissão de Eventos. Essa Comissão atende não apenas aos jogos de futebol, mas também ao controle de público e organização para grandes eventos que hoje o nosso Estado recebe. Por meio dele, nós podemos organizar, ordenar, dar a melhor segurança a todos os participantes. Muito bom tê-lo novamente conosco para novas construções de ideias em prol da segurança pública”, ressaltou o presidente do Consep.

Reunião do Consep, em Belém

Para o conselheiro José Maria Gomes, voltar ao Conselho é uma forma de ajudar e servir à sociedade. “Me coloco à disposição de todos. Estou aqui para somar e entregar o que de melhor tenho para oferecer à nossa sociedade civil para melhoria das ações de segurança pública”, disse o representante do Ministério Público do Estado.

Reconhecimento e tecnológica - Na ocasião, também houve reconhecimento ao trabalho de cinco policiais militares, premiados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) pela criação de um aplicativo voltado à saúde mental dos agentes públicos, o “Ajuda+”. O aplicativo, desenvolvido pela Polícia Militar do Pará, aproxima os agentes de segurança pública dos profissionais de saúde mental, a fim de oferecer, por meio da tecnologia, suporte especializado e autocuidado como incentivo à procura por ajuda pelos profissionais que precisam de suporte psicológico. 

Comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior: 'funcionalidade eficaz'

“Desde que assumimos o comando da Polícia Militar, em janeiro de 2019, já somamos algumas conquistas importantes nessa área da tecnologia. Essa mesma equipe premiada em nível nacional pelo Senasp já tinha produzido também o 'SOS PM', o nosso aplicativo voltado para a defesa dos agentes públicos, assim como idealizaram o 'SOS Maria da Penha'. Isso mostra que o trabalho desenvolvido na área tecnológica pela PM coloca à disposição dos servidores aplicativos com funcionalidade eficaz para uso imediato. Este último, pelo qual fomos premiados, tem a função principal de salvar a vida dos nossos agentes", destacou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

“Sabemos que hoje um dos principais gargalos da segurança pública é o cuidado da saúde mental e do bem-estar daqueles que vivem diuturnamente sob altíssimo estresse, como os nossos policiais. Isso se estende aos demais agentes de segurança. Com essa ferramenta podemos deixar ao alcance dos nosso agentes uma forma de aproximá-los de um atendimento mais especializado. Estamos muito satisfeitos em reconhecer essa iniciativa e, em breve, colocá-la à disposição de todos do Sistema de Segurança do Estado”, ressaltou o secretário Ualame Machado.